(Ilustração/Ibram)

A 23ª Semana Nacional de Museus começa nesta segunda-feira, 12, e segue durante toda a semana, até 18 de maio. Neste ano, o tema é  “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A programação convida à reflexão sobre o papel dos museus diante das rápidas mudanças sociais, culturais e tecnológicas que impactam as comunidades locais. 

Os museus vinculados à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) integram a agenda nacional com atividades presenciais e on-line, como exposições, oficinas e exibições audiovisuais. Confira, a seguir, a programação completa nos museus e centros culturais da Universidade. 

Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)

(Foto: Mamm/UFJF)

13/05 (terça-feira)
15h – Lançamento da Campanha “Mamm 20 anos”
Início das comemorações pelos 20 anos do museu, com o lançamento do novo logotipo e da exposição Murilo Mendes: para ligar o eterno ao tempo ido. A escolha da data marca também o aniversário de nascimento do poeta Murilo Mendes, patrono da instituição.

14/05 (quarta-feira)
9h às 12h – Minicurso: “Organizando imagens: Formulários Google como ferramenta de pesquisa”
O minicurso será ministrado por Johnatas Costa, doutorando em História pela UFJF. As vagas limitadas.
As inscrições para participar devem ser feiras no site do museu, a partir de segunda-feira, 12. 


15/05 (quinta-feira)
10h – Laboratório de portas abertas
Visita mediada ao Laboratório de Conservação e Restauração de Pintura e Escultura. A entrada é gratuita, com vagas limitadas. As inscrições devem ser feiras no site do museu, a partir de segunda-feira, 12. 

17/05 (sábado)
15h – Exibição do documentário “O Cangaceiro da Moviola”
O CineMamm e CineClube Movimento apresentam “O Cangaceiro da Moviola”. O filme retrata a trajetória do montador Severino Dadá. A sessão será seguida de debate com a presença do diretor.

Outras informações: (32) 2102-3583 – Museu de Arte Murilo Mendes.
Instagram
Facebook
E-mail: producao.mamm@ufjf.br

Forum da Cultura 

(Foto: Forum da Cultura/UFJF)

12 a 16/05 (segunda a sexta-feira)
Visitas mediadas
10h às 19h – As visitas apresentam reflexões sobre memória, patrimônio e pertencimento, promovendo a compreensão das relações sociais e do significado histórico dos espaços culturais da UFJF. 

12/05 (segunda-feira)
14h às 17h – Oficina Pintura a óleo sobre tela
A oficina é realizada com o artista plástico Everaldo Silva. A atividade é para adoliescentes e jovens, visando estimular a criatividade e o interesse por museus. 

13/05 (terça-feira)
14h às 17h  – Oficina Caça ao Tesouro do Casarão: Redescobrindo o Fórum da Cultura
Atividade lúdica e sensorial que incentiva o vínculo afetivo com o patrimônio histórico.

15/05 (quinta-feira)
14h às 15h –  Sessão  audiovisual “Traços de Resistência”, de Thaís Kokama
Produção indígena sobre o grafismo dos povos do Amazonas.
15h – Bate-papo com Luciane Monteiro (MAEA)
Discussão sobre arte indígena, resistência e preservação da memória.

16/05 (sexta-feira)
14h às 17h – Oficina Fotografias de Antiquário do Fórum, com Fernando Raine
Oficina de introdução à fotografia e prática com objetos antigos do acervo do casarão.

12/05  a 16/05 (segunda a sexta-feira) 

10h às 19h – Galeria de Arte – “Antiquário”, de Fernando Raine
Fotografias em preto e branco que resgatam a memória urbana e cotidiana por meio de objetos históricos. As atividades são gratuitas e aberta ao público.  As inscrições para oficinas devem ser feitas pelas redes sociais @forumdaculturaufjf e no site doFórum da Cultura.

Durante todo o mês
10h às 19h – Exposição Museu de Cultura Popular – “Marias”
Representações da mãe de Jesus Cristo em diversos materiais, explorando patrimônio religioso, arte sacra e presença feminina.

O Forum da Cultura conta com a Galeria de Arte e o Museu de Cultura Popular. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. O endereço é Rua Santo Antônio, 1.112, Centro.

Outras informações: (32) 2102-6306 – Forum da Cultura.
Instagram
Facebook
E-mail: forumdacultura@ufjf.br

Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (Maea)

(Foto: UFJF)

14/05 (quarta-feira)
14h às 17h – Mediação na exposição “Hãmhitap hã ApnE – Aldeia Ancestral”
A exposição faz relação sustentável e harmônica dos povos indígenas com o meio ambiente. A exposição está no Jardim Botânico (R. Cel. Almeida Novais, 246 – Santa Terezinha). Participam discentes e docentes do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Desembargador Canedo do município de Muriaé -MG. 

15/05 (quinta-feira)
14h às 17h – Oficina de experimentação estética
A oficina tem o intuito de apresentar, de maneira crítica, a técnica indígena acordelada (rolete) para confecção de cerâmica para os estudantes. As atividades também acontecem no Jardim Botânico. Participam discentes e docentes do 2º e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Stella Matutina.

22/05 (quinta-feira)
14h às 17h – Oficina de Arte e Tecnologia Indigena
Apresentar, de maneira crítica, a técnica indígena acordelada (rolete) para confecção de cerâmica para os estudantes. A oficina também acontece no Jardim Botânico. Participam discentes e docentes do 5° ano da E.M Catarina Barbosa do município de Juiz de Fora -MG.

26/05 (segunda-feira)
19h às 21h – Oficina Entre memórias e afetividades: Implementação de um Museu de Território no Bairro Dom Bosco
Nesta oficina as protagonistas serão as mulheres do bairro Dom Bosco, Juiz de Fora-MG. Mostrando a riqueza e diversidade de seus saberes e fazeres, como o artesanato, culinária, entre outros conhecimentos ancestrais. A atividade acontece na Associação dos Amigos (ABAN) – João Beguelli, 72 – Dom Bosco. Para participar é necessário enviar e-mail para maea.ufjf@gmail.com

Durante todo o ano
8h às 16h – Fazer Ciência no Sítio Arqueológico
A visitação, que acontece no Centro de Ciências da UFJF, faz parte do “Projeto Escavando sítios, fazendo aproximações: oficinas de Arqueologia para estudantes”. A ação integra o Programa SBPC vai à Escola e faz parte das ações educativas do Maea. A proposta consiste na realização de atividades de divulgação da ciência, do estímulo ao interesse pelo conhecimento científico e de fomento à criatividade das crianças, adolescentes e jovens em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela ONU/UNESCO. Podem participar estudantes da rede pública e municipal do município de Juiz de Fora e região. O agendamento deve ser feito no site do Centro de Ciências. 

Outras informações: Museu de Arqueologia e Etnologia Americana.
Instagram
Facebook

Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia (MDCT)

(Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

12/05 a 16/05 (segunda a sexta-feira)
8h às 12h – Exposição “Circuitos e Conexões”
A exposição tem o intuito de apresentar uma imersão no universo dos equipamentos que formaram a base do ensino de eletrônica ao longo das últimas décadas e também de objetos eletrônicos presentes em nosso cotidiano como: TV´s, rádios, gravadores e reprodutores de mídias diversos. A entrada é gratuita. 

8h às 12h – Exposição “Do Laboratório ao Cotidiano”
A exposição é composta das coleções mais representativas do acervo do MDCT. A coleção de Topografia, a coleção do fabricante Les Fils D’Émile Deyrolle, a coleção de Medidas Elétricas, a coleção de Informática e a coleção de peças produzidas pela Fábrica de Aparelhos da Escola de Engenharia de Juiz de Fora (EEJF) formam o núcleo inicial do acervo, que acompanhou todas as mostras do MDCT em seus diferentes espaços, ao longo de sua história de mais de 25 anos de formação.

14/05 (quarta-feira)
9h às 10h – Visita Mediada
A visita conta a história da Ciência e da Tecnologia, explorando suas mudanças ao longo do tempo. A visitação conta com coleções que guardam memórias de diferentes períodos do conhecimento científico e suas tecnologias, compreendendo também sua importância social e cultural.

O Museu Dinâmico fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 763 – Centro (com entrada pela Rua Floriano Peixoto). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Outras informações: (32) 2102-6340 – Museu Dinâmico da Ciência e Tecnologia

Centro de Conservação da Memória (Cecom)

(Foto: UFJF)

14/05 (quarta-feira)
19h – Websérie Grito Urbano
A busca resgatar a história do hip hop em Juiz de Fora através de entrevistas com os diversos atores que fazem parte desse movimento na cidade. Assim, o objetivo é destacar a voz desses agentes como meio de resistência e difusão cultural. Dessa forma, as temporadas serão divididas de acordo com os quatro elementos do hip hop (dj, breaking, grafitti, rap) e o quinto elemento que é o conhecimento, a informação. Os episódios serão publicados semanalmente às quintas-feiras. Para participar é necessário 

16/05 (sexta-feira)
14h às 18h – Oficina Fios de Memória
A oficina Fios da Memória, uma parceria entre o Arquivo Central/UFJF e Centro de Conservação da Memória (Cecom)/UFJF, pretende promover a prática dos bordados à mão, com a valorização de técnicas e tradições mineiras. No total, são 15 vagas. As atividades acontecem no Cecom (Av. Getúlio Vargas, 763 – Centro, Juiz de Fora – MG) Para participar é necessário preencher um formulário on-line. Não é necessário experiência para participar da atividade. 

 O Cecom fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 763 – Centro (com entrada pela Rua Floriano Peixoto) e funciona de segunda a sexta-feira, d7h às 19h.

Outras informações:  (32) 2102-6339 – Centro de Conservação da Memória.
Instagram
Facebook
E-mail: cecomufjf@gmail.com

Arquivo Central 

(Foto: UFJF)

12/05 a 16/05 (segunda a sexta-feira)
7h às 19h – Varal de Poesias
O varal é composto por poemas participantes das edições dos Festivais de Arte da UFJF, entre os anos de 1963 e 1971. Com temática plural, ao longo da semana, serão expostas fotografias, bate papo, leituras e uma linha do tempo relembrando os históricos Festivais de Arte da UFJF, estimulando a interação com nossos visitantes. O varal ficará exposto no Arquivo Central, localizado na Av. Barão do Rio Branco, 3460 – fundos – Centro.

16/05 (sexta-feira)
14h às 18h – Oficina Fios da Memória
A oficina Fios da Memória, uma parceria entre o Arquivo Central/UFJF e Centro de Conservação da Memória (Cecom)/UFJF, pretende promover a prática dos bordados à mão, com a valorização de técnicas e tradições mineiras. No total, são 15 vagas. As atividades acontecem no Cecom (Av. Getúlio Vargas, 763 – Centro, Juiz de Fora – MG) Para participar é necessário preencher um formulário on-line. Não é necessário experiência para participar da atividade. 

Outras informações: (32) 2102-6321 – Arquivo Central da UFJF.
Instagram
E-mail: arqcentral@ufjf.br