
Toda a comunidade acadêmica poderá participar no dia 8 de maio. As inscrições já estão abertas. (Arte: Diretoria de Imagem Institucional)
Com o objetivo de fortalecer o compromisso institucional na prevenção e no enfrentamento aos assédios e outras formas de violência, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, nos dias 7 e 8 de maio de 2025, um evento de capacitação destinado às lideranças e à comunidade acadêmica em geral.
A iniciativa é da Comissão Permanente de Prevenção e Enfrentamento à Violência e Assédios na UFJF, prevista pela Política de Prevenção e Enfrentamento aos Assédios e Outras Violências, instituída pela Resolução nº 109/2024 do Conselho Superior da UFJF.
A programação será dividida em dois momentos:
- 7 de maio (quarta-feira), das 14h às 18h – Capacitação exclusiva para lideranças da Universidade — como diretores(as), coordenadores(as) e chefias administrativas e acadêmicas. As inscrições podem ser realizadas por meio deste formulário.
- 8 de maio (quinta-feira), das 8h às 12h – Evento aberto a toda a comunidade acadêmica. As inscrições estão disponíveis neste link.
Ambos os eventos serão realizados no Anfiteatro das Pró-Reitorias – no prédio da Reitoria. Nos dois dias, as vagas presenciais são limitadas e as inscrições devem ser feitas por meio dos formulários específicos. Também será disponibilizada transmissão online para inscritos dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares que não conseguirem comparecer presencialmente.
Desde que foi instituída, a Comissão tem se reunido e atuado em diferentes frentes, sendo uma delas a oferta de capacitações para ampliar o letramento institucional sobre temas como assédio, discriminação e relações de poder.
“Tais ações são essenciais para que possam ser elaboradas estratégias que contribuam na prevenção de assédios – sejam morais, sexuais ou outras condutas que possam representar qualquer violência nos ambientes de trabalho e acadêmico”, pontua a presidente da Comissão, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Isabela Veiga.
Especialistas têm perspectivas institucionais complementares
A procuradora federal, Daniela Gonçalves de Carvalho, também é membro do Programa de Enfrentamento ao Assédio da AGU. Ela falará sobre assédio sexual, com o objetivo de diminuir os casos de assédio, de um lado e, por outro, trazer armas de defesa para as vítimas. “Acredito que conhecimento é poder”, afirma ao comentar sobre a importância do evento ao conscientizar quanto aos tipos de condutas contrárias à lei ou atentatórias à dignidade da pessoa humana.
A outra palestrante será a professora Andrezza Menezes Costa, docente nas áreas de Ética, Direitos Humanos e chefe da Corregedoria do Cefet/RJ. Ela discorrerá sobre o assédio moral e a importância de educar para que comportamentos tidos como problemáticos – que já foram aceitáveis – possam ser evitados enquanto há tempo para uma correção genuína.
Capacitar líderes é fundamental para identificar padrões de comportamento, podendo interferir antes que situações de assédio “escalem a um nível maior e mais prejudicial para a instituição e para todos que nela se encontram”. O evento vai promover reflexões fundamentais para compreender os desafios e caminhos possíveis para prevenir a violência institucional.
Na página UFJF contra o Assédio, a Comissão destaca que o enfrentamento ao assédio é responsabilidade coletiva. Por isso, a participação de todos é fundamental para promover uma cultura de acolhimento, escuta e respeito mútuo.
Acesse os formulários de inscrição:
