
Estudantes da UFJF e Colégio João XXIII com cadastro aprovado já podem retirar os cartões do Passe Livre Estudantil a partir de terça, 29. (Foto: Carolina de Paula)
Todos estudantes da graduação Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Colégio de Aplicação João XXIII que fizeram o cadastro solicitando o Passe Livre Estudantil pelo site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e os nomes estão na lista de aprovados da PJF já podem pegar suas credenciais. Os alunos da Graduação da UFJF que tiveram o benefício aprovado podem fazer a retirada a partir desta terça, 29, na Central de Atendimento, no Centro de Vivência, das 10h às 17h. Os estudantes do João XXIII devem retirar na secretaria do Colégio.

Os estudantes devem verificar se a solicitação foi aprovada na lista disponível no site da PJF. (Foto: Carolina de Paula)
Para pegar o cartão com os créditos é preciso apresentar um documento de identificação oficial com foto. A Central de Atendimento não está autorizada a passar informações por e-mail e nem pelo telefone. Qualquer dúvida sobre o Passe Livre Estudantil deve ser resolvida pelo canal do Departamento de Informação Geral e Atendimento (Diga), por telefone ou WhatsApp pelo número (32) 2104-8531.

A Central de Atendimento da UFJF fica no centro de Vivência, no estacionamento do prédio da Reitoria. (Foto: Carolina de Paula)
Aqueles que ainda não fizeram o cadastro devem acessar o site da Prefeitura. Os documentos necessários são:
- Documento oficial de identificação com foto do estudante;
- Documento oficial com foto do responsável legal, na hipótese de o estudante ser menor de 18 anos ou incapaz;
- Comprovante de residência atualizado, em nome do estudante ou de seus responsáveis legais;
- Comprovante de matrícula válido, emitido pela instituição de ensino. No caso da UFJF, o estudante pode retirar o seu comprovante pelo Siga X.
Os comprovantes de residência e de matrícula devem ter sido emitidos no prazo máximo de 90 dias anteriores à sua apresentação.
Quando aprovado, o estudante ou seu representante receberá um cartão com crédito no valor de duas ou quatro passagens diárias, dependendo da distância entre a residência do aluno e da instituição de ensino, sendo o crédito calculado por dia letivo.
A produção diária dos cartões é limitada e, portanto, a entrega dos mesmos será gradual, de acordo com a ordem de requerimento dos usuários. Estima-se que 90 mil estudantes sejam contemplados na cidade.
O benefício terá validade até 22 de dezembro; depois disso, será exigido novo cadastro e envio de documentos. No caso de suspensão ou prorrogação do período letivo por qualquer motivo, a Secretaria de Mobilidade Urbana poderá estender a validade dos cartões para os alunos afetados.
Alunos da UFJF com bolsa de apoio transporte não terão direito ao passe livre, evitando a acumulação do mesmo benefício.
Mais informações:
