O Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou o Plano Diretor de Infraestrutura (PDInfra) na reunião ordinária do mês de fevereiro. O encontro foi realizado no Anfiteatro das Pró-Reitorias, no campus Juiz de Fora, na última sexta-feira, 14. 

O relatório sobre o Plano Diretor de Infraestrutura (PDInfra) foi apresentado por Ernani Simplício Machado, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Em seu parecer, o relator mostrou-se favorável à aprovação do plano, levando em consideração questões como a importância do documento, declarada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e o trabalho da equipe na produção da documentação do plano, ação coordenada pelo professor Gustavo Abdalla, do Departamento de Projeto, História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo. Após votação, o projeto foi aprovado pelo colegiado. 

Outras deliberações

Outro tema debatido foi a proposta de alteração do parágrafo do artigo 3º da Resolução Consu nº 75/2021, apresentada pela Diretoria de Controle Institucional (Dici). O pedido era de que a Comissão Permanente para a Gestão de Proteção dos Dados Pessoais seja vinculada ao setor com afinidade à matéria. A relatora da matéria foi a diretora da Faculdade de Direito, Luciana Melquíades, que apresentou a proposta de tornar a Pró-Reitoria de Sistemas de Dados e Avaliação (Prosdav), o órgão de referência da comissão. O relatório favorável à mudança também foi aprovado pelos conselheiros. 

O colegiado também debateu a atualização da resolução do Comitê de Governança Digital (CGD). Entre as atribuições do CGD estão alinhar ações e investimentos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) às diretrizes estratégicas da UFJF, priorizar projetos de TIC a serem atendidos e a elaboração de políticas e diretrizes de TICs para a Universidade. 

O relator da questão, Eduardo Barrére, diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), se mostrou favorável às alterações propostas, considerando a importância do CGD para o bom funcionamento da Universidade. Em votação, as mudanças foram aprovadas pelos conselheiros. 

O Conselho Superior também deliberou quanto aos recursos apresentados por candidatos que pleiteavam vagas na Universidade por meio da política de cotas por renda. Um recurso que seria debatido em reunião anterior e foi adiado, além de outros oito processos do mesmo tipo foram avaliados. 

A pró-reitora de Graduação, Katiuscia Antunes, mostrou-se favorável ao indeferimento dos recursos. Entre os motivos apontados, e, de acordo com cada caso, estão as pendências na entrega de documentos e renda familiar maior que o estabelecido pela norma. Após votação, a maioria dos conselheiros se mostrou favorável à manutenção do indeferimento. 

Outro tema discutido na reunião do Consu foi a proposta de emancipação do campus avançado em Governador Valadares. Após uma série de debates, os debates sobre o projeto serão aprofundados para que o colegiado decida sobre os próximos passos do processo de emancipação, como a definição de um modelo de consulta pública sobre o tema. 

Comunicações

A reunião teve início com as comunicações feitas pela reitora da UFJF e presidente do Consu, Girlene Alves. A reitora destacou a recente aprovação de projetos da UFJF em edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A reitora destacou o sucesso da empreitada, obtido por meio do trabalho em parceria das pró-reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), de Sistemas de Dados e Avaliação (Prosdav) e de Cultura (Procult). 

Outra informação destacada por Girlene foi a retomada das ações da Universidade voltadas à inclusão na Iniciação Científica de estudantes do Ensino Médio. O novo edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica Júnior (Pibic-Jr) oferece 90 bolsas para estudantes da rede pública de Juiz de Fora e Governador Valadares, além do Colégio de Aplicação João XXIII. 

Girlene Alves também destacou o recebimento de equipamentos da rádio da UFJF e ressaltou os esforços para a implantação também da emissora de TV da Instituição.