Na manhã da última sexta-feira, 29 de novembro, o Conselho Superior (Consu) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniu de forma extraordinária para dar continuidade à análise do Plano Individual de Trabalho (PIT) e do Relatório Individual de Trabalho (RIT). Esse foi o quarto encontro dedicado aos debates em torno do tema. A reunião foi comandada pela reitora Girlene Alves.
Os conselheiros aprofundam a discussão sobre cada artigo da minuta. Após a aprovação dos artigos 1º a 5º em reuniões anteriores, foi aprovado o artigo 6º, que trata do prazo de entrega do RIT. A proposta original estabelece o prazo de até 60 dias após o início do ano letivo e foi aprovada pelos conselheiros.
Primeiramente os conselheiros decidiram pela permanência da Comissão Departamental para analisar os RITs, de acordo com o texto original. Na sequência, o debate centrou-se nos parágrafos do artigo 6º. Foi aprovada proposta da Associação dos Professores de Ensino Superior (Apes), que contou com a adesão das faculdades de Farmácia, Educação e Engenharia e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), localizado no campus avançado de Governador Valadares. De acordo com a proposta aprovada, é facultado ao departamento designar a comissão para análise dos Relatórios Individuais de Trabalho.
Depois, os conselheiros debateram o 2º parágrafo do artigo 6º, que trata dos estágios de avaliação do RIT posteriores à aprovação em seu departamento de origem. Os conselheiros decidiram a favor de proposta apresentada pelo Instituto de Ciências Humanas (ICH). De acordo com o texto, após a aprovação departamental, um relatório com tabela resumo dos RITs deverá ser encaminhado pela Chefia de Departamento para análise e aprovação do Conselho de Unidade, que poderá estabelecer comissão específica para a aprovação do Relatório.
Na sequência, tiveram início os debates em torno do artigo 7º da minuta. Como a reunião teve duração de 3 horas e não foi estendida por mais uma hora, como é permitido, a reitora Girlene Alves decidiu pela realização de uma nova reunião extraordinária nesta terça-feira, 3 de dezembro, para a continuidade das discussões sobre os demais artigos.