Entre os dias 9 e 13 de dezembro, o Grupo de Pesquisa em Cognição e Linguagem (CogLin) do curso de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza o workshop “Trabalhando as Dificuldades de Aprendizagem em Leitura e Matemática”. O evento é voltado a professores da educação infantil até o 2º ano do ensino fundamental, além de estudantes do último ano do curso de Pedagogia.
O workshop será ministrado pelos professores Claudia Justi e Francis Justi, do Departamento de Psicologia. Os encontros são realizados on-line, de forma síncrona, por meio do Google Meet. Também haverá a realização de atividades assíncronas disponibilizadas no Google Sala de Aula. A carga horária do workshop é de 12 horas e os interessados em participar podem se inscrever por meio de formulário on-line. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 29 de novembro. As vagas são limitadas.
Para o professor Francis Justi, o workshop é uma oportunidade para que professores e futuros profissionais da educação desenvolvam formas de aprendizagem mais efetivas.
“É importante entender que os conhecimentos iniciais de leitura e matemática predizem de forma muito importante o desenvolvimento desses mesmos conhecimentos em anos mais avançados. Então conhecer as variáveis envolvidas no aprendizado dessas habilidades é o primeiro passo para um bom ensino”, afirma o docente, que é, ainda, líder do CogLin e organizador do evento.
De acordo com o bolsista do projeto Celso Augusto Furtado Dias Bergamaschi, o objetivo é fornecer conhecimentos neuropsicológicos mais recentes sobre o aprendizado de matemática e leitura, assim como mostrar estratégias para estimular essas habilidades em sala de aula.
“Utilizaremos os conhecimentos neuropsicológicos mais credibilizados para tratar das abordagens mais eficientes para intervir nesses tipos de dificuldade”, afirma o estudante.