Com o objetivo de aprofundar o debate sobre a implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos, será promovida a I Conferência Livre Nacional em Cuidados Paliativos (I CLP-CP), no dia 19 de maio, no Anfiteatro II do Instituto de Ciências Humanas (ICH). Organizada pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), espera-se contribuir com a construção de caminhos para a melhoria da qualidade de vida e de morte no Brasil. As inscrições podem ser realizadas até as 13h desta sexta-feira por meio do formulário.

Ao todo, são disponibilizadas 120 vagas para a participação no município, e as inscrições estão abertas ao público em geral e à comunidade acadêmica. De acordo com informações divulgadas pela Frente de Cuidados Paliativos pelo Brasil – a PaliATIVISTAS –, “cerca de 70% das mortes no Brasil são causadas por doenças crônicas e com grande sofrimento, sem assistência qualificada. Apenas 7,3% dos brasileiros que necessitam têm acesso aos Cuidados Paliativos”, sendo um dos piores países em relação à qualidade de morte no mundo, o que retrata a realidade de cerca de dois a quatro milhões de pessoas do país, que precisam dos cuidados e, na grande parte das vezes, não conseguem ter acesso.

Para mudar esse cenário, a professora Fabiana Rossi, do Departamento de Psicologia da UFJF, ressalta o foco principal do movimento. “Trata-se de uma mobilização nacional que visa inserir os cuidados paliativos nas políticas públicas de forma efetiva, e que inclui a participação de profissionais de saúde, universidades e usuários dos serviços de saúde.”

A proposta é discutir e aprovar pautas importantes que possam ser levadas à Conferência Nacional de Saúde, buscando a construção de políticas públicas inclusivas. “Além disso, a discussão sobre os cuidados paliativos é fundamental para que as intervenções se tornem mais humanizadas e novas possibilidades destas práticas possam ser iniciadas nos diferentes cenários da área da saúde”, explica.

Quanto à contribuição que o evento traz à comunidade acadêmica como um todo, “a conferência é de suma importância para a universidade, pois abrange docentes, estudantes de graduação e pós-graduação que estão envolvidos na organização e na participação no evento. É uma experiência extremamente relevante para que estudantes possam conhecer de forma prática este mecanismo de controle social.”

Programação

Com início às 13h, a abertura conta com a leitura da Convocatória Nacional da Frente PaliATIVISTAS, seguida da apresentação dos principais apoiadores da CLP-CP e de uma palestra, ressaltando a importância da participação social para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A programação também conta com uma palestra-magna, com o tema “Saúde pública, seus determinantes sociais e relação com a qualidade de morte”, e a leitura do documento norteador da I CLP-CP.

À tarde, acontece a reunião dos grupos de trabalho, que apresentam as propostas construídas no evento. Por fim, é realizada a eleição para os delegados da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), e o encerramento da conferência, às 18h. O evento acontecerá de maneira híbrida onde, além da UFJF, outras 19 instituições sediarão as etapas presenciais, em 17 cidades brasileiras.

A sede da conferência em Juiz de Fora está sendo organizada pelo grupo de integrantes do projeto de extensão do Departamento de Psicologia “Enlutar: Projeto de suporte para a morte e o luto” e pela comissão regional do evento.

Conferência Nacional de Saúde

Com a temática “Cuidados Paliativos: um direito humano – políticas públicas JÁ”, a Conferência faz parte das conferências livres da programação da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que tem como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia” e é dividida em quatro eixos temáticos: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

A I CLN-CP origina-se do movimento para participação social de PaliATIVISTAS de todo o Brasil – usuários, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviço ao SUS – a partir da proposta unânime de implementar a Política Nacional de Cuidados Paliativos junto à 17ª CNS.

Inscrições: https://l1nk.dev/UCg0N