Na última quinta-feira, 14, o Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se reuniu de forma extraordinária no Anfiteatro das Pró-reitorias e de forma remota para os conselheiros do campus avançado em Governador Valadares. O tema do encontro foi a renovação do contrato de gestão especial gratuita firmado entre a Universidade e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para o gerenciamento do Hospital Universitário (HU). Ao final, os conselheiros deliberaram pela renovação, nos termos da minuta proposta pela Ebserh e aceita pela administração central da UFJF. 

O HU é administrado pela Ebserh desde 2014, em um contrato de dez anos. Nesse período, o espaço teve aumento de atendimentos, incluindo consultas, cirurgias e atendimentos ambulatoriais, o que levou o hospital a se tornar referência para 94 municípios. 

Duas propostas foram apresentadas: na proposta enviada pela Ebserh, a administração central poderia assinar o contrato de renovação por 20 anos, respeitando as cláusulas do contrato anterior. A outra proposta, apresentada por representante do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf), em que o contrato seria renovado por oito anos. 

A proposta da Ebserh foi aprovada com 30 votos favoráveis. A outra proposta recebeu 10 votos. Também foi registrada uma abstenção. De acordo com a reitora, Girlene Alves, a Ebserh justifica a ampliação do prazo para conseguir implementar as metas e planos estratégicos do hospital.