Dois cursos de licenciatura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) obtiveram nota máxima em avaliação do Ministério da Educação (MEC), garantindo conceito 5: Letras Libras e História. O resultado saiu na última semana, após um processo minucioso de avaliação, que leva em conta aspectos didático-pedagógicos, relacionados ao corpo docente e tutorial e à infraestrutura do curso.
A primeira etapa deste processo consiste no preenchimento de diversos formulários detalhados na plataforma e-MEC. Depois, todas as informações são confirmadas em reuniões virtuais dos avaliadores com a coordenação do curso, docentes, discentes e outros grupos pertencentes ao curso e à gestão da UFJF.
As avaliações geralmente são realizadas em ciclos de três anos, como forma de revalidação do reconhecimento dos cursos. O resultado demonstra a qualidade da formação oferecida pela UFJF, tanto em cursos recentes como o de Letras Libras, criado em 2014, quanto o de História, cuja origem precede a própria criação da Universidade.
“Trata-se de um curso muito antigo e consolidado, capaz de proporcionar aos estudantes uma formação alicerçada em uma vasta experiência e excelência de seu corpo docente. Mas é muito relevante atentarmos também para o fato de que é um curso que está em constante renovação”, reflete a coordenadora da Licenciatura em História, Valéria Lobo. À renovação, ela atribui as diversas reformas curriculares pelas quais o curso já passou e as diferenças geracionais entre os professores, “o que tende a se traduzir em discussões e reflexões muito ricas, com reflexos sobre a formação discente”.
Para a coordenadora do curso de Letras Libras, Carla Couto, o engajamento da equipe do curso em diminuir a barreira linguística na sociedade é o que garante a qualidade da formação. Por terem esse objetivo tão forte, buscaram melhorar o currículo e torná-lo cada vez mais especializado na formação de professores em Libras. A coordenadora também conta com o apoio do corpo docente experiente da Faculdade de Letras e de professores da Educação.
A avaliação destacou, além da qualificação profissional, as condições de ensino, a acessibilidade de laboratórios, os recursos audiovisuais e tecnologias assistivas, os projetos de extensão e a proximidade com a comunidade surda.
Diferenciais da Licenciatura em História
Integração entre ensino e pesquisa: o curso conta com um Programa de Pós-Graduação de excelência (conceito 6 pela Capes);
Indissociabilidade entre teoria e prática: desde o início da graduação os alunos estão em contato com a educação básica;
Amplo campo de estágio: escolas municipais, estaduais, federais e particulares, FUNALFA, MAPRO, Arquivo Municipal, Câmara de Vereadores, entre outros locais da cidade;
Ênfase em Patrimônio Histórico: estudantes poderão atuar profissionalmente ao Patrimônio Documental, Artístico ou Arquitetônico da cidade ou de outras localidades.
Diferenciais da Licenciatura em Letras-Libras
Formação docente: o curso possui professores fluentes em Libras e intérpretes; e algumas aulas são ministradas inteiramente em Libras;
Participação em projetos: alunos podem participar de uma grande variedade de projetos de extensão, iniciação científica, iniciação à docência, boa vizinhança, entre outros, aproximando o ensino da prática;
Edital específico para candidatos surdos: além das vagas de ampla concorrência e das ações afirmativas, o curso possui edital próprio para ingresso anual de pessoas surdas.
Maioria dos cursos da UFJF são conceito 4 e 5
Desde o mês de setembro, diversos cursos da UFJF já passaram por avaliações in loco. Entre eles, obtiveram conceito 5 nesse período avaliativo: Odontologia (campus Governador Valadares), Letras (Licenciatura) e Letras (Bacharelado). Além desses, também passaram pelo processo de revalidação os cursos de Matemática (Bacharelado); Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas e de Música (Bacharelado), que tiveram conceito 4.
Saiba mais: https://www2.ufjf.br/diavi/