Provas do Enem acontecem nos dias 3 e 10 de novembro (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os programas de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) estão promovendo aulas de revisão para candidatos. O Cursinho Popular Garra, do campus de Juiz de Fora, e o Cursinho Comunitário Camponês e Popular, do campus avançado de Governador Valadares, oferecem encontros voltados para estudantes de escolas públicas, com a intenção de reforçar os principais conteúdos exigidos nas provas. As avaliações serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Aulas em Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, as revisões acontecem nos dias 29 de outubro e 8 de novembro, das 19h às 23h, no prédio da Faculdade de Direito da UFJF. O primeiro encontro será dedicado às áreas de Linguagens e Ciências Humanas, enquanto o segundo abordará Ciências Exatas e Ciências da Natureza. As inscrições para estas atividades já foram encerradas.

Equipe da coordenação do Garra da direita para a esquerda: Israel Bem Hur Netto, Laura Honório da Silva, Débora Martins Teixeira, Ana Carolina Fonseca da Silva e Jheniffer Boruszewskyj Melo (Foto: Arquivo pessoal)

Segundo Laura Honório da Silva, diretora do Departamento de Ensino do Garra, cada professor preparou resumos dos temas mais relevantes para o Enem, que foram organizados em uma apostila a ser distribuída durante o evento.

“Este é o primeiro ano do Intensivão do Garra. Nos anos anteriores, fizemos revisões, mas apenas para os nossos alunos. Espero que essa iniciativa continue e seja ainda mais bem estruturada no futuro. É uma oportunidade importante para alcançarmos um público novo, trazendo visibilidade ao projeto e, principalmente, ajudando aqueles que não têm condições de pagar um cursinho ou sequer conheciam o Garra até agora”, destaca.

Aulas em Governador Valadares

No campus de Governador Valadares, as aulas acontecem nos dias 29 e 30 de outubro, das 8h às 22h, no Teatro Atiaia (Rua Marechal Floriano, 513 – Centro). A programação inclui revisão de Redação, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. Interessados ainda podem se inscrever por meio de um formulário on-line.

Vinícius Maia, coordenador do projeto, destaca que, além das aulas, o cursinho oferece orientações sobre as características da prova, atividades culturais e técnicas de estudo (Foto: arquivo pessoal)

De acordo com o coordenador do cursinho, Vinícius Mendes Maia, o evento é aberto a todos os candidatos que farão o Enem 2024, com um total de 300 vagas disponíveis. Caso o número de inscritos exceda a capacidade, a prioridade será dada às pessoas que estudam ou já se formaram em escolas públicas.

“Na reta final, é importante ficar atento ao local e ao horário da prova, bem como ao material permitido. Também é essencial descansar o corpo e a mente, já que a prova é bastante cansativa. Além de revisar o conteúdo estudado ao longo do ano, recomenda-se priorizar a Redação, Linguagens e Humanas na semana que antecede a primeira prova, e Matemática e Ciências da Natureza na semana anterior ao segundo dia de prova”, enfatiza Mendes Maia.

A equipe do cursinho recomenda levar garrafa de água, material de estudo e lanche.

Como garantir sua vaga na UFJF

Uma das principais formas de ingressar na UFJF é pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que tem como base a nota do Enem. A Universidade destina 50% de suas vagas para essa modalidade. Para participar, o candidato deve ter realizado o Enem 2024, concluído o Ensino Médio e não zerar a prova de Redação.

O Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo, as provas acontecem das 13h às 19h, e no segundo, das 13h às 18h30. Os locais de prova já podem ser conferidos no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os candidatos devem levar um documento de identificação válido, como Carteira de Identidade (RG), passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Além disso, é obrigatório o uso de caneta esferográfica preta de corpo transparente. Recomenda-se que o candidato leve também o cartão de confirmação de inscrição para consultar informações importantes.

Durante o exame, é proibido o uso de aparelhos eletrônicos e acessórios como óculos escuros, bonés e gorros.

Outras informações:

Instagram do Cursinho Poupular Garra