Estão abertas as inscrições para a seleção de orientadores e projetos para o primeiro Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM). O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) contemplou a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com oito bolsas para projetos a serem desenvolvidos com alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação João XXIII.

Os candidatos às vagas devem ser docentes mestres ou doutores vinculados ao João XXIII, e serão aceitos projetos de todas as áreas de conhecimento. As inscrições podem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) — acesse a aba “Pesquisa” no “Siga 3” — até 21 de outubro.

A pró-reitora destaca que o programa fortalece a conexão entre a ciência e os estudantes (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A iniciativa tem como objetivo a formação da vocação científica dos estudantes, despertando a curiosidade pelo aprendizado por meio da atuação nos projetos. A Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Priscila de Faria Pinto, comenta a importância do programa e da Universidade na promoção do conhecimento científico para a sociedade. “A UFJF tem se inserido cada vez mais na comunidade, aproximando a formação científica de um público que demonstra interesse em seguir conosco, mas que ainda enfrenta muitas incertezas. Com esse programa, teremos a oportunidade de estar mais próximos desses estudantes, esclarecendo dúvidas e oferecendo suporte na escolha de suas carreiras.”

Priscila comenta também sobre a perspectiva de expansão do programa com o recebimento de bolsas de outras agências de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). “Tão logo tenhamos novas bolsas, iremos abrir para que os professores da UFJF possam criar projetos e receber estudantes da rede estadual de ensino de Juiz de Fora.”

O valor da bolsa PIBIC-EM é de R$300, com jornada de 8 horas semanais. A distribuição das bolsas entre os projetos se dará por ordem de classificação.

Confira o edital completo.

Outras informações:

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – (32) 2102-3766