Calouros do curso de Nutrição (Foto: Dionatam Fonseca)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) recebeu nesta segunda-feira, 23, os novos estudantes dos cursos de Farmácia, Medicina e Nutrição. O evento de acolhimento aos calouros marcou o início do primeiro semestre letivo de 2024 dos três cursos.

A cerimônia teve início com uma mensagem em vídeo de boas vindas da reitora da UFJF Girlene Alves e do vice-reitor Telmo Mota. “Que vocês aproveitem cada espaço, cada encontro, cada possibilidade para ter um percurso repleto de aprendizados. Pensando sempre que o nosso papel é melhorar a condição de vida do povo brasileiro. Agradecemos muito por escolherem a UFJF, sejam bem-vindos”, afirmou Girlene.

Calouros do curso de Farmácia (Foto: Dionatam Fonseca)

Após a participação da reitoria, a programação continuou com apresentações do Diretório Central dos Estudantes, das coordenações dos cursos, de setores como Assistência Estudantil, Graduação e Coordenação Acadêmica. “Falamos de processos administrativos, mas também da beleza e da delícia de poder estar estudando em uma universidade de excelente qualidade. Estamos muito felizes de poder receber todos estes alunos”, destacou a gerente de graduação da UFJF-GV, Angélica Cotta.

Ao final do evento, a sensação era de ansiedade entre os novos estudantes. Natural de Itaobim, a 300 km de Governador Valadares, a caloura de Farmácia Júlia Moreira Campos destacou que será a primeira vez que ficará longe da família. “Eu estou nervosa porque não sou daqui, vou ficar longe de casa pela primeira vez. Mas também estou ansiosa para participar de projetos e pesquisas e, assim, adquirir uma bagagem acadêmica e social que me dê condições de ser uma grande profissional”.

Calouros curso de Medicina (Foto: Dionatam Fonseca)

Presente no evento, a mãe da caloura Júlia também estava ansiosa, mas o orgulho da filha era ainda maior. “Ter uma filha em uma instituição com a credibilidade da UFJF só enche o nosso peito de orgulho. Espero que ela seja muito feliz aqui”, destacou Franciane Silva Moreira Campos.

A distância da família já não será problema para Victória Barbosa. De acordo com a caloura, o desafio será conciliar a agenda de mãe e graduanda de medicina. “Vai ser uma experiência nova e desafiadora, sem dúvida”.

Clique aqui e confira as fotos do acolhimento aos calouros.