21959961693_46ca52222d_z (2)

18 mil estudantes são esperados a partir desta segunda, 22. (Foto: Géssica Leine)

As férias estão quase no fim e, na próxima segunda, dia 22, o campus da UFJF volta a ser ocupado por cerca de 18 mil estudantes. Dentre eles estão os 1.700 calouros do segundo semestre, que chegam à Universidade para dar início a uma nova fase da vida estudantil, desta vez, no ambiente acadêmico. Os setores também retornam aos seus horários regulares, assim como as linhas de ônibus que atendem ao campus.

Para orientar os novos alunos, a UFJF vai promover uma recepção no dia 24 de agosto, às 19h, no Anfiteatro de Estudos Sociais (na Faculdade de Direito). No evento, o reitor Marcus David, pró-reitores e diretores falarão sobre o funcionamento da universidade, oportunidades e bolsas na instituição. Também está disponível no Portal do Estudante um manual para os calouros com informações úteis para as primeiras semanas de aula.

A cada início de semestre, a instituição reitera a proibição dos trotes. Aqueles que se sentirem lesados ou constrangidos podem recorrer à Central de Atendimento ou à Ouvidoria. De acordo com lei municipal, o trote também é proibido nas ruas da cidade, estando os diretórios e centros acadêmicos sujeitos à multa. São estimuladas ações solidárias, promovidas pelos alunos de diversos cursos, como o de Medicina e de Engenharia de Produção, e as semanas de recepção e integração, organizadas pelas unidades.

Um dos exemplos é a Semana do Calouro do do Instituto de Artes e Design (Séca), que neste período acontece de 29 de agosto a 2 de setembro. Gabriela Lemos, representante do Diretório Acadêmico do Instituto de Artes e Design, conta que a Séca nasceu da necessidade de ter maior integração entre os calouros, desde a proibição dos trotes. A semana é composta por diversas oficinas, ministradas por alunos, professores e profissionais da arte da cidade, além de palestras sobre o mercado de trabalho e pesquisas. Outro destaque é a feirinha, onde os próprios alunos expõem e vendem suas produções.

Com calendário diferente, no campus avançado, em Governador Valadares, as aulas do primeiro semestre ainda estão em andamento. O recesso terá início no dia 15 de setembro e o segundo semestre letivo começa em 3 de outubro.

Seja bem-vindo, calouro!

Outras informações:

(32) 2102-3978 /3911 / faleconosco@ufjf.edu.br (Central de Atendimento)