Professor do Departamento de Filosofia, Humberto Schubert Coelho, considera o lançamento da obra como grande realização da carreira acadêmica (Foto: arquivo pessoal)

O Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe na quinta-feira, 5 de setembro, o lançamento do livro “Idealismo e Romantismo — Uma história geral das filosofias do saber e da liberdade”, do professor do Departamento de Filosofia, Humberto Schubert Coelho. O evento é uma oportunidade para que estudantes de filosofia, da graduação ou pós-graduação, e interessados no tema conheçam o trabalho do autor. O lançamento ocorre a partir das 19h, no Anfiteatro 3. 

O livro é o primeiro manual sistemático sobre idealismo e romantismo em língua portuguesa. Schubert apresenta essas escolas em contraste com os problemas atuais, mostrando como estão presentes, muitas vezes de maneira imperceptível, no dia a dia. Além disso, o  autor trata sobre questões como consciência e liberdade baseando-se em teorias filosóficas contemporâneas e na neurociência. 

Apesar do idealismo e do romantismo serem duas escolas filosóficas comumente apresentadas como antagônicas, as duas apresentam um importante ponto comum: ambas foram fortemente inspiradas pelas obras de Immanuel Kant e Johann Wolfgang von Goethe. Segundo o autor, foi por essa razão que decidiu apresentar a obra em conjunto. 

O autor

Humberto Schubert Coelho é professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFJF, especialista nas áreas de metafísica, liberdade, modernidade, cultura e religião.