Foram indicados pela Universidade para receber a comenda (da esquerda para a direita): Ana Lívia Coimbra, Cristina Bezerra, Marcelo Silvério e Mussolini Fernandes (Foto: UFJF)

A medalha do mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld será entregue nesta segunda-feira, 3, como parte das celebrações pelos 174 anos de Juiz de Fora, celebrados na última sexta, 31 de maio. A cerimônia de entrega da comenda acontece no Cine-Theatro Central, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), às 19h. Entre os homenageados, quatro representam a UFJF. 

Os indicados pela Universidade para receber a principal honraria do município são: a professora da Faculdade de Serviço Social e coordenadora da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop) da UFJF, Ana Lívia de Souza Coimbra; a professora da Faculdade de Serviço Social Cristina Simões Bezerra; o diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério, e o gerente de Matrícula e Controle Acadêmico da Pós-graduação na Coordenação de Registros Acadêmicos (Cdara), Mussolini Sultana Fernandes. 

Outros homenageados com a Comenda Henrique Halfeld neste ano têm suas trajetórias acadêmicas e profissionais ligadas à Universidade, como os deputados federais Ana Pimentel (PT) e Mário Heringer (PDT) e o deputado estadual Roberto Cupolillo (Betão – PT). A ministra da Saúde, Nísia Trindade, também será uma das agraciadas. 

A escolha dos nomes é realizada por comissão formada por representantes da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), da UFJF, do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora (IHGJF) e da Câmara Municipal de Juiz de Fora. 

Coordenadora da Intecoop, Ana Lívia vê o reconhecimento como fruto de um esforço coletivo (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Ana Lívia de Souza Coimbra 

Professora titular do Departamento de Política de Ação do Serviço Social da Faculdade de Serviço Social, Ana Lívia é também coordenadora da Intecoop, iniciativa vinculada à Faculdade de Serviço Social. A incubadora atua na área de economia solidária e oferece assessoria, formação e acompanhamento a associações, cooperativas e grupos informais, com a intenção de gerar emprego e renda. 

Graduada em Serviço Social pela UFJF, mestre e doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi também pró-reitora de Extensão da UFJF entre 2016 e 2024. Ana Lívia também foi chefe do Departamento de Política de Ação do Serviço Social entre 2009 e 2015, por três mandatos consecutivos, e presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). 

“A Universidade faz parte desta cidade, tem a identidade deste território. A partir daqui, pude coordenar projetos de extensão e trabalhar na gestão dessas ações para toda a cidade. É uma honraria que divido com muita gente, pois tive o apoio da administração superior para construir uma política acadêmica que possibilitasse a docentes, técnico-administrativos e estudantes exercitarem sua prática profissional por meio de projetos que beneficiam a sociedade. Todos os projetos que coordenei contaram com a escuta dos movimentos sociais e sindicais, para direcionar o trabalho da UFJF em benefício dos trabalhadores e trabalhadoras. Sou apenas a expressão dessa história coletiva”, afirma Ana Lívia.

Silvério considera o reconhecimento como fruto do serviço dedicado à comunidade, desde a Farmácia Universitária até os laboratórios da Faculdade de Farmácia (Foto: Iris Faria/UFJF)

Marcelo Silva Silvério

Atual diretor da Faculdade de Farmácia, Silvério é professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da unidade acadêmica e presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe). Também é coordenador do Programa de Residência em Farmácia e atua como diretor técnico da Farmácia Universitária. É, ainda, coordenador do acordo de cooperação entre UFJF e Prefeitura para o funcionamento da Farmácia Regional Oeste do município na Farmácia Universitária e coordenador do centro colaborador da Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (RELSP/MG) na Faculdade de Farmácia. 

Silvério é graduado em Farmácia e Bioquímica – Análises Clínicas pela UFJF, mestre em Ciências Biológicas pela UFRJ e doutor em Saúde pela UFJF. Nos últimos anos, o docente esteve também envolvido em ações da UFJF voltadas ao apoio no combate à covid-19 e à dengue. Foi também vice-diretor da Faculdade de Farmácia (2014-2018) e coordenador pro tempore de curso (12/2014-05/2015). 

“Recebo (o título) em nome de uma grande equipe que trabalha comigo nesses equipamentos de saúde, prestando serviço para Juiz de Fora e todos os municípios da nossa região. É um reconhecimento em nome desse atendimento prestado à comunidade, desde a Farmácia Universitária, passando pelos laboratórios da Faculdade de Farmácia, que também prestam serviço para o município”, avalia. 

Cristina acredita que a honraria representa o compromisso contínuo da Universidade com a construção de políticas públicas e o atendimento das necessidades da população de Juiz de Fora (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Cristina Simões Bezerra

Professora titular do Departamento de Política de Ação do Serviço Social da Faculdade de Serviço Social, Cristina é graduada em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF, atual UniAcademia) e em Serviço Social pela UFJF. 

Mestre e doutora em Serviço Social pela UFRJ, foi chefe de departamento (2006-2009), coordenadora de curso (2009-2013) e diretora da Faculdade de Serviço Social da UFJF (2014-2018). Cristina foi, ainda, ouvidora especializada em Ações Afirmativas (2018-2020) e pró-reitora de Assistência Estudantil (2020-2024). A professora também é coordenadora do curso de especialização em Estudos Latino-americanos, uma parceria da UFJF com a Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), centro de educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

“Fico muito feliz e entendo que a indicação não é pessoal, e sim, pelo trabalho que desenvolvemos, e esse trabalho nunca é individual. É sempre coletivo. Entendo que essa comenda é entregue, na verdade, a todas as pessoas que se envolveram em ações como eu desenvolvi na Universidade, junto a movimentos sociais, na realização de políticas públicas. E significa um compromisso com as lutas que vêm pela frente, com as necessidades da população de Juiz de Fora”, acredita Cristina. 

Fernandes destaca que reconhecimento é gratificante, pois valoriza tanto o seu trabalho pessoal quanto o da Universidade (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Mussolini Sutana Fernandes

O atual gerente de Matrícula e Controle Acadêmico da Pós-graduação da Cdara tem uma trajetória de quatro décadas no mesmo setor. Servidor técnico-administrativo (TAE), ingressou na Coordenação quando ainda era chamada de Departamento de Assuntos e Registros Acadêmicos (Dara). Na Cdara, foi chefe de seção, gerente de registros acadêmicos e coordenador do setor entre 2018 e 2024. 

Além disso, entre os anos de 1975 e 1978, Fernandes foi funcionário terceirizado da Imprensa Universitária da UFJF. O servidor também é graduado em Geografia pela UFJF e em Direito pelo Instituto Vianna Júnior e tem especialização em Psicopedagogia pelo CES/JF, atual UniAcademia. 

“Para mim é muito gratificante, porque reconhece o trabalho da gente. E isso nos estimula a desenvolver ações que possam levar a um aperfeiçoamento do trabalho. Embora eu não seja natural de Juiz de Fora, foi aqui que eu constituí minha família, construí minha formação acadêmica e profissional. Estamos em um único contexto: a UFJF está dentro do município de Juiz de Fora e é importante para o município”, afirma o servidor.  

Confira todos os 25 agraciados com a Comenda Henrique Halfeld no site da PJF.