Teatro Pascoal Carlos Magno será palco do evento, que tem as professoras Maria Cristina Vasconcellos Furtado e Rosana Colombara entre as homenageadas (Foto: Facebook Teatro Pascoal Carlos Magno)

As professoras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maria Cristina Vasconcellos Furtado e Rosana Colombara, recebem, nesta sexta-feira, 31, o “Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld”, oferecido pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora. A solenidade ocorre às 19h30, no Teatro Paschoal Carlos Magno, e celebra oficialmente os 169 anos de Juiz de Fora.

A Comenda foi instituída em 1973, durante o primeiro mandato do então prefeito Itamar Franco, e é entregue sempre durante as comemorações do aniversário da cidade. A honraria homenageia personalidades e entidades que tenham prestado relevantes serviços ao município.

Pioneirismo
Maria Cristina Vasconcellos Furtado é a primeira mulher a chegar ao cargo de diretora da Faculdade de Medicina da UFJF, posto que ocupa desde 2017. Egressa da própria Universidade, onde cursou a graduação e o mestrado, Maria Cristina afirma que a atuação de professores e alunos da Medicina junto à sociedade é um dos pontos mais gratificantes de sua carreira.

“A Faculdade de Medicina me proporciona a oportunidade de trabalhar na assistência médica, no Hospital Universitário da UFJF, com pacientes do SUS, em um serviço de grande qualidade técnica e valores humanísticos. Ainda atuei na implantação do ensino de urgências traumáticas e no Laboratório de Habilidades da Faculdade, marcos importantes na formação de profissionais médicos para atender às demandas da população”, diz.

Ao dividir a homenagem com todos os alunos, técnicos e professores que compõem a Faculdade de Medicina da UFJF, a médica se diz honrada em receber uma das maiores homenagens do município: “Construí minha vida pessoal, acadêmica e profissional em Juiz de Fora, cidade que considero de relevância no cenário nacional. A medalha me faz sentir mais parte de sua história”.

Sustentabilidade
Rosana Colombara está à frente da Coordenação de Sustentabilidade da UFJF desde 2015 e exerce o cargo de vice-diretora do Instituto de Ciências Exatas (ICE) há um ano. A Sustentabilidade trabalha no gerenciamento de resíduos químicos e de saúde, além de recolher os materiais recicláveis para encaminhamento às associações de catadores de Juiz de Fora.

A professora faz questão de dividir a indicação com o colega Rubens de Oliveira, também professor do ICE. “Ele foi o responsável pela criação da Coordenação de Sustentabilidade e pelo convite feito a mim para gerenciar essas ações”, pondera. “O trabalho tem recebido todo o suporte necessário da Administração Superior, em especial da Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) e buscamos intensificá-lo cada vez mais. Todo trabalho é desenvolvido pela equipe da Coordenação, que é excepcional; é em nome deles que eu recebo essa medalha”, completa.

A homenageada também destaca os benefícios sociais promovidos pela Coordenação de Sustentabilidade junto ao município. “A destinação ambientalmente adequada desses resíduos evita que os mesmos sejam dispostos no aterro sanitário, por exemplo, e causem um impacto negativo para a cidade”.

Os homenageados são escolhidos através de uma comissão formada por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, UFJF, Instituto Histórico e Geográfico e por descendentes da família de Henrique Halfeld.

Confira a lista dos homenageados deste ano
Alexandre da Cunha Silva – diretor regional de Administração Prisional.
Alex Fernandes Santiago – promotor de Justiça.
Andréia Madeira Goreske Leite – secretária municipal de Administração e Recursos Humanos.
Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora
Coronel Sérgio José Ferreira – comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar.
Eleuza Maria Rodrigues Barboza – ex-secretária municipal de Educação.
Gente em Primeiro Lugar – Projeto cultural que está comemorando dez anos.
Hugo Campos Borges – Presidente da Unimed Juiz de Fora.
Júlia do Vale Horta – Miss Brasil 2019.
Marcelo Juliani Frizero – radialista
Marcio Arcuri – arquiteto e pesquisador regional.
Maria Cristina Vasconcellos Furtado – diretora da Faculdade de Medicina da UFJF.
Mário Albino Martins – advogado.
Marco Antônio Guimarães de Almeida  – diretor-Presidente do Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus.
Paulo Eduardo Rocha Brant – vice-governador do Estado de Minas Gerais.
Sérgio Augusto de Rezende Moreira – médico ortopedista.
Sérgio Henrique Carrato – consultor institucional da MRS Logística.
Rosana Colombara – coordenadora de Sustentabilidade da UFJF.
Vice-Almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes  – comandante do 1° Distrito Naval da Marinha do Brasil.