Com o tema central “Microfascismo no campo educacional e a invenção de resistências”, a Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza a 6ª Semana da Faced entre a próxima segunda, 20, e a quinta-feira, 23. Serão tratadas no evento práticas de exceção que desafiam a educação em um contexto democrático, inclusivo e laico. As atividades acontecem na Faced e no Instituto de Ciências Humanas (ICH). 

A programação completa conta com palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentação de trabalhos com debates em torno de temáticas como reforma do Ensino Médio, movimento indígena, colonialidade de saberes, patriarcado, proteção ao meio ambiente, racismo e LGBTQIA+fobia. 

Entre os palestrantes estão pesquisadores da UFJF e de outras instituições. Entre os convidados estão o professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e do Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Edson Kayapó; o docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Cássio, que pesquisa políticas curriculares; e o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Fernando de Araújo Penna, que se dedica a temas da educação democrática, ensino de História e “escola sem partido”.  

Outra palestrante confirmada no evento é a professora do Departamento de História da UFJF, Fernanda Thomaz. Desde 2023, Fernanda é coordenadora geral de Memória e Verdade da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Pessoas Escravizadas no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). 

Para Angélica, evento é  oportunidade para debater relação entre educação e sociedade (Foto: Luiz Carlos Lima)

Na avaliação da diretora da Faculdade de Educação (Faced), Angélica Cosenza, a temática desta edição aborda questões relevantes no campo da educação e da sociedade contemporânea. 

“Estaremos explorando temas como a reforma do Ensino Médio, a questão indígena, cotas e os desafios relacionados ao racismo. Estes são assuntos extremamente pertinentes quando pensamos na educação dentro de um contexto democrático e inclusivo, enfrentando diversas formas de resistência diante de perspectivas que ameaçam nosso ambiente e a vida das minorias socioculturais. É uma oportunidade para lançar uma discussão profunda sobre a intersecção entre educação e sociedade, abordando questões cruciais que moldam nossa realidade.”

O evento

A Semana da Faced é um evento bienal e neste ano a expectativa é que cerca de 500 pessoas compareçam, de acordo com a organização. Em realização desde 2013, o evento é realizado com o intuito de promover o compartilhamento de experiências e o intercâmbio científico entre estudantes, professores e grupos de pesquisa de dentro e fora da UFJF. A integração entre pesquisa, extensão e ensino é outra frente de trabalho do evento, o que fomenta o diálogo entre diferentes iniciativas acadêmicas.

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