A vice-reitora no exercício da reitoria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Girlene Silva, participou, nesta terça, 9, em Brasília, da reunião do Conselho de Reitores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Em seguida, os reitores participaram, na Câmara dos Deputados, da sessão de Frente de Defesa da Educação, quando apresentaram no plenário os dados do relatório “Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais Brasileiras”. Segundo o documento, 66,19% dos alunos têm origem em famílias com renda média de 1,5 salário mínimo.

A apresentação do relatório já fazia parte da agenda da Andifes, mas o debate girou em torno dos cortes no orçamento no ensino superior para 2017, que segundo os representantes das instituições, não atende os investimentos das universidades. De acordo com Girlene, “existe um sentimento de desencantamento com a redução do orçamento, mas, ao mesmo tempo, a coragem para insistir e pautar a educação com investimento”.

Na UFJF, a administração superior deve se reunir para estudar os cortes e tentar organizar um novo planejamento financeiro.