Oito cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) alcançaram nota máxima (cinco estrelas) no Guia da Faculdade 2023, organizado pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e a startup “Quero Educação”. No total, 48 cursos da UFJF obtiveram cinco e quatro estrelas, considerados como “excelente” e “muito bom”, respectivamente.
As cinco estrelas foram obtidas por cursos de graduação sediados no campus sede, em Juiz de Fora: Bacharelados em Educação Física, Engenharia Elétrica – Sistemas Eletrônicos; Geografia; História; Letras – Tradução em Inglês; Psicologia e Serviço Social, além da Licenciatura em Letras – Português. Ainda no campus sede, 30 cursos ficaram com quatro estrelas e sete obtiveram três estrelas (classificados como “Bom”).
Já em Governador Valadares, oito receberam quatro estrelas e um ficou com três estrelas. Entre os cursos de Educação a distância (EaD), dois receberam quatro estrelas e outros dois ficaram com três estrelas.
Outros cursos não foram avaliados ou não receberam notas suficientes para receberem uma classificação. Como aponta a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, o Guia da Faculdade é uma avaliação independente e a participação dos cursos é voluntária.
“Na UFJF, um volume considerável de coordenações envolveu-se nesta atividade, por considerarem, principalmente, que se trata de uma oportunidade para a divulgação dos cursos. Os resultados obtidos, de fato, servirão como um atrativo para os candidatos a ingressar na educação superior.”
O Guia
Todas as instituições de Ensino Superior cadastradas no Ministério da Educação (universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas a fazer parte do Guia da Faculdade. Instituições públicas e privadas participam da avaliação. A partir de informações enviadas pelos coordenadores de cursos, os avaliadores do Guia são acionados para darem suas notas. A avaliação é feita por coordenadores e professores de Ensino Superior.
Avaliação
Outras informações
Guia da Faculdade 2023