Ao longo de sua trajetória, Murílio Hingel se consolidou como educador de relevância para o país (Foto: Alexandre Dornelas)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) se unem a amigos e familiares do ex-ministro da Educação e dos Desportos, Murílio de Avellar Hingel, para a realização de uma cerimônia póstuma em homenagem ao professor aposentado, falecido aos 90 anos. O corpo de Hingel foi cremado na França, onde faleceu no último dia 4.

A Cerimônia de Adeus será realizada na próxima terça-feira, 10 de outubro, a partir das 14h, no salão principal do Memorial da República Presidente Itamar Franco. Às 16h acontece a homenagem com as presenças do reitor da UFJF, Marcus David, da prefeita Margarida Salomão e de amigos do ex-ministro, contando ainda com a participação de padre Geraldo Dondici.

A professora aposentada do Colégio de Aplicação João XXIII Lucy Brandão, sua companheira de toda uma vida, receberá os convidados na cerimônia, que será restrita a familiares e amigos, mas aberta aos profissionais de imprensa.

Trajetória

Nascido em Petrópolis (RJ), em 1933, o ex-ministro da Educação Murílio de Avelar Hingel fez uma gestão renovadora no Ministério da Educação (MEC) durante o governo Itamar Franco (29/12/1992 – 01/01/1995). Hingel foi um notável professor de História na Academia de Comércio de Juiz de Fora, em escolas municipais e estaduais, além de inovador secretário municipal de Educação nas gestões do prefeito Itamar Franco (1967/1971 e 1973/1974). Foi também consultor do MEC para a municipalização da educação, uma de suas mais empenhadas tarefas, além de Secretário da Educação em Minas Gerais no governo Itamar Franco (1999/2002). Ao longo de sua trajetória, Murílio Hingel se consolidou como educador e cidadão de relevância, que sempre trabalhou pelo engrandecimento da educação brasileira.