Reunião firmou o acordo com os representantes das cooperativas (Foto: Carolina de Paula)

Nesta terça-feira, 5, três associações de materiais recicláveis e reutilizáveis assinaram os contratos para operarem no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O ato foi conduzido pela Coordenação de Sustentabilidade, na Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra).  

As associações escolhidas para esta iniciativa são a Associação Lixo Certo (Alicer), a Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares) e a Associação Municipal de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis de Juiz de Fora (Ascajuf). Os contratos assinados terão uma vigência de dois anos.

De acordo com a coordenadora de Sustentabilidade, Rosana Coimbra, o encontro também serviu para definir a distribuição do trabalho entre as associações. “Como são dois anos de contrato, a ideia é que cada uma trabalhe um período de quatro meses, em cada ano, sendo uma divisão justa para todos”, explica. 

Além de atender aos critérios estipulados no edital, as associações selecionadas também precisaram apresentar uma estrutura de divisão de responsabilidades entre seus membros associados e cooperados, bem como comprovar sua regularidade junto ao Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir), além de outros documentos requeridos no processo seletivo.

Segundo as diretrizes do edital, estima-se que, anualmente, a UFJF descarte aproximadamente 300 toneladas de papel branco, 40 toneladas de papelão, duas toneladas de plástico e quatro toneladas de sucata metálica. 

Outras informações:
sustentabilidade@ufjf.br ou por telefone (32) 2102-6331 e (32) 2102-6377.