Alunos dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do programa de extensão Oficinas de Música se apresentam na próxima edição do Recital da Classe de Piano. O evento acontece nesta terça-feira, 11, a partir das 19h, no Auditório Geraldo Pereira, localizado no Instituto de Artes e Design (IAD). A entrada é franca e aberta a pessoas de toda a comunidade interessadas em conferir o vasto repertório de compositores a ser apresentado.
O programa inclui obras de Shostakovich, Carlos Gardel, Chopin, Piazzolla, Ginastera e Prokofiev. Os brasileiros também marcam presença, por meio de peças de Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e do juiz-forano Villani-Côrtes. Também haverá a apresentação de uma das músicas da trilha sonora do filme “Mulan”, que será tocada a quatro mãos.
O Departamento de Música do Instituto de Artes e Design (IAD) realizará outros recitais de final de período ao longo do mês. Na quarta-feira, 12, haverá Recital de Música de Câmara, às 18h, no Auditório Geraldo Pereira. Na quinta, 13, é a vez do Recital de Flauta Doce, a partir das 13h20, no Pátio do IAD. No mesmo dia, ocorre o Recital de Violão, a partir das 19h, na Escola de Artes Pró-Música, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, 3372, Centro.
O Recital e Masterclass de Canto acontece na sexta, 14, a partir das 19h, na Escola de Artes Pró-Música. Estudantes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música com Habilitação em Canto irão apresentarão canções da música popular. Segundo a professora de canto Taís Vieira, o repertório será formado por “tudo, menos ópera”. “Eu utilizo de forma pedagógica o canto de ritmos como sertanejo, funk, rock e pop, para eles se desenvolverem vocalmente dentro do repertório lírico”, conta a docente, que integra o Departamento de Música da UFJF.
O músico, professor do Departamento de Estatística e diretor do Cine-Theatro Central Luiz Cláudio Ribeiro, o Cacáudio, também irá se apresentar no recital.
Já a masterclass contará com a participação de pessoas já inscritas. São integrantes de outros cursos e da comunidade em geral. A intenção é que elas mostrem seus talentos e obtenham dicas. “A gente acaba descobrindo talentos desconhecidos, que, por vezes, ingressam na Universidade como alunos. Pessoas que têm uma grande experiência no mercado ou como amadoras e passam a estudar. Acho que ajudo as pessoas a desbloquearem a voz”, destaca Taís Vieira.
Outras edições do Recital de Piano acontecem nos domingos 16 e 30 de julho, a partir das 16h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), que fica na Rua Benjamin Constant, 790, Centro.
Programa de extensão promove capacitação musical
O recital de piano é uma das ocasiões em que alunos do programa de extensão Oficinas de Música da UFJF exibem o resultado das aulas. Recitais com alunos de todas as oficinas musicais são realizados periodicamente. Além da Oficina de Piano, o programa também oferece aulas gratuitas de Teoria Musical, Violão, Violino, Violoncelo, Flauta Transversal e Canto.
De acordo com o integrante da equipe do programa e professor de piano do Departamento de Música Fernando Vago Santana, a iniciativa coloca à disposição dos alunos uma formação de natureza técnica, interpretativa e cultural.
“No caso da oficina de piano, os alunos são capacitados para atuarem nas atividades típicas desse instrumentista, aprendendo repertório de concerto e, em alguns casos, de música popular. A extensão possibilita a aproximação da Universidade com a comunidade acadêmica interna e com a comunidade interna. A intenção do curso de piano é promover essa aproximação por meio da difusão cultural e artística, criando na instituição uma rotina de apresentações musicais regulares, com qualidade na performance e acessíveis a todos os interessados”, afirma Santana, que é também coordenador do curso de Licenciatura em Música da UFJF.
As Oficinas de Música da UFJF são voltadas a estudantes de nível fundamental, médio e superior, além de profissionais que queiram se capacitar profissionalmente. Entre os atuais alunos do programa estão uma docente do curso de Biologia da UFJF, estudantes universitários, um aluno do ensino médio e um produtor musical. As inscrições são gratuitas e acontecem anualmente, no início do segundo semestre. O canal de comunicação oficial com a coordenação do programa de extensão é o e-mail oficinasdemusicadaufjf@gmail.com.
Outras informações: Instagram do Oficinas de Música da UFJF.