Analisar cenários, superar obstáculos, pensar fora da caixa. Essas foram algumas das propostas das Oficinas de Ideação que reuniram estudantes e docentes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Os eventos foram idealizados pelo Setor de Inovação, Empreendimento e Transferência de Tecnologia de GV, e contaram com apoio de parceiros como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inovação da Prefeitura e o Parque Tecnológico da cidade.

Participantes da 1ª Oficina de Ideação da Odontologia. (Foto: divulgação)

A 1ª Oficina de Ideação Fisioterapia + Educação Física, a 1ª Oficina de Ideação da Odontologia e a 1ª Oficina de Ideação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) envolveram estudantes e professores do campus avançado. Durante as iniciativas, oito times pensaram em soluções para demandas do mercado e da sociedade, em uma maratona de quatro horas. Os eventos abordaram estratégias de conhecimento e solução de problemas, em meio a cenários de desafios e dinâmicas que renderam diversão e inovação aos participantes.

Participantes da 1ª Oficina de Ideação Fisioterapia + Educação Física. (Foto: divulgação)

Acompanhados por uma equipe de mentores, os times são orientados sobre o desenvolvimento das ideias até elas se tornarem soluções viáveis para os problemas apresentados. Posteriormente, os times apresentam suas soluções em formato de “pitch” para uma equipe de jurados, que levam em consideração critérios como apresentação, clareza, convencimento, potencial inovador e adequação ao problema/dor.

Participantes da 1ª Oficina de Ideação do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. (Foto: divulgação)

De acordo com o setor de Inovação da UFJF-GV, iniciativas de integração como essas são importantes para que os participantes colecionem ideias que servirão para responder os questionamentos do problema e para desenvolverem as melhores soluções. A oficina ajuda a estimular a criatividade e o trabalho com foco em inovação; mostra a importância do trabalho em equipe; prepara os participantes para os desafios do mercado de trabalho; destaque na área de atuação e ampliação da rede de contatos.

1ª Oficina de Ideação da Odontologia
A atividade aconteceu no dia 30 de junho, e os times foram desafiados a encontrar soluções para a prevenção no atendimento odontológico. A equipe vencedora propôs um software para celular que fosse funcional para os cirurgiões dentistas e atrativo para os pacientes. No aplicativo, denominado como “Diga X”, a pessoa teria um simulador da condição de saúde bucal a longo prazo, uma projeção baseada em um questionário sobre os hábitos gerais e de higiene bucal e comodidades relatadas pelo paciente no início do uso do aplicativo. O aplicativo indicaria, também, lembretes para escovação, uso de fio dental, visita ao dentista, entre outros.

Para a estudante do 8º período, Izabela Costa, o que motivou a participação foi a lacuna relacionada ao empreendedorismo no curso de Odontologia. “Pude ver a oficina como uma oportunidade instigante de despertar esse lado. Além do time de professores e colaboradores que incentivaram a participação e contribuíram muito para o evento”.

1ª Oficina de Ideação Fisioterapia + Educação Física
Também realizado no dia 30, o evento teve como objetivo principal o desenvolvimento de projetos de soluções tecnológicas e inovadoras para aumentar a adesão da população à atividade física. Integrante da equipe vencedora, o estudante do 2º período de Educação Física, Robson Garcia Junior, conta que a proposta foi a criação de um aplicativo para personal trainers atenderem em domicílio, diminuindo assim, os índices de ausência na academia por falta de tempo e problemas de deslocamento.

1ª Oficina de Ideação do ICSA
Com tema Bares e Restaurantes, a 1ª Oficina de Ideação do ICSA aconteceu no dia 28 de junho. Na oportunidade, os times buscaram soluções inovadoras dentro do ambiente acadêmico universitário, especificamente para o segmento de Bares e Restaurantes. Os participantes foram, então, desafiados a encontrar soluções para a falta de mão de obra qualificada, grande desafio enfrentado atualmente pelo segmento.

As iniciativas do setor de Inovação contaram com colaboração do Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ciência, Tecnologia e Inovação, do IEBT Innovation, do Governo de Minas, por meio do projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação, e da Hausmalte Cervejaria.