1ª Oficina de Ideação do ICSA

No dia 28/06 aconteceu a 1ª Oficina de Ideação do ICSA. O evento foi idealizado pelo Setor de Inovação juntamente com o Diretório Acadêmico de Administração da UFJF-GV e contou com o apoio do Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ciência, Tecnologia e Inovação, do Governo de Minas por meio do projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação, do IEBT Innovation e da Hausmalte Cervejaria.

O evento visou a busca por soluções inovadoras dentro do ambiente acadêmico universitário, especificamente para o segmento de Bares e Restaurantes.

Usando a criatividade, os times foram desafiados a encontrar soluções para a falta de mão de obra qualificada, grande desafio enfrentado atualmente pelo segmento.

O evento propiciou muito conhecimento, diversão e inovação. Com muita criatividade e agitação em 4 horas, oito times pensaram em soluções para demandas do mercado/sociedade. Acompanhados por mentorias, os times foram orientados sobre o desenvolvimento das ideias até elas se tornarem soluções.

A equipe de mentoria foi composta por:

* Antônio Rodrigues, professor no departamento de administração da UFJF-GV;
* Juliana Goulart, professora no departamento de administração da UFJF-GV;
* Nádia Carvalho, professora no departamento de administração da UFJF-GV;
* Ricardo Lorrane, administrador no setor de inovação da UFJF-GV.

Posteriormente, os times apresentaram suas soluções em formato de “pitch” para uma equipe de jurados, que levaram em consideração critérios como: apresentação, clareza, convencimento, potencial inovador e adequação ao problema/dor.

A equipe de jurados foi representada por:

* Adriano Juliano – Sócio-proprietário da Hausmalte Cervejaria;
* Débora Nascimento – Professora no IFMG-GV;
* Felipe Perucci – Diretor de Inovação do município de Governador Valadares MG.

Ao final, houve a votação e decisão da equipe de jurados pelas melhores soluções apresentadas. Nesse contexto, os times vencedores foram:

1º Lugar: Gabriel Willian da Silva Gomes, Maria Raquel Alves de Sá, Natan Coelho de Souza, Thársila Paula Almeida Mourão;
2º Lugar: Brunna Soares Salgado, Bruno Natal, Gabriel Araújo Souza, Patrik Salviano de Oliveira;
3º Lugar: Ayla Lucia Nunes, Francielly Karoline Silva Cruz, Raquel Campos Quintão, Thamyris Torres de Faria;