Núcleo funcionará no anexo do Restaurante Universitário (RU), unidade Centro(Foto: Caique Cahon/UFJF)

O Curso de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inaugura, nesta segunda-feira, 31, às 16h, o Núcleo de Ações em Nutrição Professora Cristiane de Oliveira Fialho (NAN). Localizado no anexo do Restaurante Universitário (RU), unidade Centro, ao lado do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), o espaço será destinado ao desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A cerimônia de inauguração é aberta ao público.

O espaço que abrigará o Núcleo conta com uma sala de aula, duas salas multiuso e uma área gramada para a realização de atividades ao ar livre. Além de abrigar as ações do NAN, o espaço poderá ser utilizado por outros projetos de extensão e pesquisa do Departamento de Nutrição.

De acordo com a coordenadora do NAN, professora Ana Lívia de Oliveira, o núcleo tem como objetivo promover e articular ações de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de alimentação, nutrição e saúde, além de estimular o diálogo entre os saberes acadêmicos e populares.

Coordenadora do NAN, professora Ana Lívia de Oliveira, destaca a atuação do núcleo na integração entre ensino, pesquisa e extensão nas áreas de alimentação, nutrição e saúde (Foto: arquivo pessoal)

Para a docente, a participação dos estudantes nas ações do núcleo contribui para a formação de profissionais preparados para os desafios do exercício da profissão e comprometidos com princípios éticos. “A inserção dos discentes no NAN propicia o cumprimento do objetivo final do curso, tornando-os capazes de promover melhorias na qualidade de vida da população”, afirma. Ana Lívia destaca ainda que o curso de Nutrição busca formar profissionais generalistas, aptos a atuar em diferentes áreas nas quais a alimentação é fundamental para a promoção da saúde.

Programação

A programação de inauguração segue até quarta-feira, 2, com atividades voltadas à educação alimentar e nutricional e à integração com a comunidade.

Na terça e quarta-feira, 1° e 2 de setembro, de 11 às 14h, o NAN promove atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com estudantes e funcionários que estiverem no RU.

Ainda na terça-feira, às 16h, será realizado um Cine Debate em parceria com o Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). A atividade contará com a exibição do documentário brasileiro Comida de Mentira (2025), produzido por Rafael Melim e Chica Andrade. Após a exibição, haverá uma roda de conversa mediada pela professora Thais Salema, do Departamento de Nutrição, juntamente com os discentes da pós-graduação Alan Roger e Cristina Schittini. A programação é gratuita e aberta ao público

Na quarta, 2, as atividades do projeto EAN continuam no RU. As ações vão abordar aspectos relacionados à cultura e à culinária local, além de estimular a reflexão crítica sobre o ato de comer, o desenvolvimento de habilidades culinárias e o prazer de compartilhar refeições em comunidade.

No período da tarde, de 14h às 17h, o novo espaço do NAN receberá estudantes do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII para uma atividade de integração.

Núcleo leva nome da professora Cristiane de Oliveira Fialho, que integrou o Departamento de Nutrição da UFJF até 2019, ano em que faleceu. (Foto: arquivo pessoal)

Homenagem

O Núcleo de Ações em Nutrição leva o nome da professora Cristiane de Oliveira Fialho, que integrou o Departamento de Nutrição da UFJF até 2019, ano em que faleceu. Ao longo de sua trajetória na Universidade, Cristiane participou de projetos voltados à educação alimentar e ao envelhecimento saudável na comunidade.

A professora também foi tutora do Grupo de Educação Tutorial (GET) entre 2009 e 2019. Além da denominação do núcleo, sua trajetória será homenageada por meio da logomarca do NAN, que será apresentada durante a cerimônia de inauguração.

Serviço

31 de agosto (segunda-feira)

16h – Inauguração do Núcleo de Ações em Nutrição Professora Cristiane de Oliveira Fialho (NAN)

1° de setembro (terça-feira)

11h às 14h – Atividade de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com estudantes e funcionários que tiverem no RU

16h – Exibição do documentário brasileiro Comida de Mentira (2025). Entrada gratuita.

2 de setembro (quarta-feira)

11h às 14h – Atividade de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com estudantes e funcionários que tiverem no RU

14h às 17h – Visita dos estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Aplicação João XXIII

Outras informações: Curso de Nutrição
Instagram: @nan.ufjf