O Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), retomou, na última semana, as reuniões extraordinárias realizadas com o objetivo específico de debater a implantação do Programa de Gestão de Desempenho (PGD). Realizadas na quarta e sexta-feira, dias 19 e 21 de agosto, as reuniões deram continuidade à discussão da minuta de Resolução que estabelece as normas e procedimentos para implementação e execução do programa para servidores efetivos pertencentes à carreira dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs). 

Entre os tópicos aprovados nas duas reuniões, estão a possibilidade de realização de teletrabalho inclusive por servidores ocupantes de cargos comissionados, tanto FGs (funções gratificadas) quanto CDs (cargos de direção), em situações de interesse da Administração. Outro artigo discutido foi o que trata do teletrabalho em estágio probatório. Os servidores estarão aptos a realizar o trabalho remoto após um ano de probatório e neste primeiro ano deverá ser acompanhado presencialmente pela chefia imediata.

Uma nova reunião será realizada em data a ser divulgada em breve.

Sobre o PGD

O PGD é um instrumento de planejamento e gestão que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos TAEs. O plano visa fomentar a gestão orientada para resultados com foco na melhoria do desempenho e na qualidade dos serviços prestados e a realização das metas e objetivos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A minuta de resolução em discussão no Consu foi elaborada por um Comitê Técnico (CT/PGD) formado por integrantes da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Juiz de Fora (Sintufejuf), Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) e do Campus de Governador Valadares e outros integrantes da categoria.