
O evento reuniu mestres, artistas, artesãos, pesquisadores e educadores para um diálogo sobre a valorização das nossas memórias e identidades. (Foto: arquivo pessoal)
O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) se transformou no ponto de encontro entre os saberes tradicionais e o conhecimento acadêmico no último sábado, 15. Uma capacitação realizada na Unidade São Pedro reuniu mestres, artistas, artesãos, pesquisadores e educadores para um diálogo sobre a valorização das nossas memórias e identidades.
Promovido pela Comissão Mineira de Folclore (CMFL), o evento teve a parceria da UFJF-GV, por meio do setor de Extensão e da participação do professor Victor Ricci, do Departamento de Educação Física, em uma mesa de discussão. O docente falou sobre a importância da ‘ginástica para todos’ como forma de expressão cultural.
Membro da CMFL e coordenadora da atividade, Edileila Portes explica que a realização da capacitação no contexto da universidade “reafirma a cultura popular como campo de conhecimento, criação e pertencimento, contribuindo para que diferentes comunidades tenham seus saberes reconhecidos, valorizados e transmitidos às novas gerações”.
Portes ainda destaca que esse diálogo entre os conhecimentos tradicional e acadêmico “trouxe possibilidades de reflexões acerca dos desafios relacionados à preservação, valorização e transmissão dos patrimônios culturais, especialmente diante das transformações sociais e culturais contemporâneas”.
Na avaliação de Julia Maia, servidora do setor de Extensão, a formação vai ajudar a embasar iniciativas do campus mais conectadas à realidade local. “Contribui diretamente para pensarmos futuros projetos que sejam construídos em diálogo com as comunidades, reconhecendo e valorizando os conhecimentos produzidos nos diferentes territórios. Esse é um dos princípios fundamentais da extensão universitária: aproximar universidade e sociedade por meio de uma relação de troca, em que o conhecimento acadêmico não se sobrepõe aos saberes populares e tradicionais, mas dialoga com eles”, frisa.
A capacitação também teve a contribuição de outros dois professores do Departamento de Educação Física da UFJF-GV, Rubian Diego Andrade e Helio Mamoru Yoshida; Kátia Kupertino e Elizeu Gabriel, ambos do CMFL; Cristiana Guimarães, professora do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Governador Valadares (IFMG-GV); Érika Benigna, do Coletivo Abayomi; grupo de dança popular ‘Ser Vivo’, da comunidade dos Prazeres e grupo ‘Samba Chavejaria’.
