O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) realizou na tarde desta terça-feira, 7 de julho, a cerimônia de colação de grau de 12 profissionais formados nos cursos de Farmácia e Nutrição.
A solenidade foi presidida pelo vice-reitor da UFJF, Telmo Mota Ronzani. Ele destacou o impacto positivo proporcionado pela formação de novos profissionais da saúde. “Para a gente é, mais uma vez, a sensação de dever cumprido, porque a gente está entregando para a sociedade mais um grupo de profissionais na área da saúde, que vai mudar a vida das pessoas, vai promover saúde, bem-estar e fortalecer cada vez mais a rede de atenção à saúde de toda a região aqui de Governador Valadares e no Brasil inteiro”.
Entre os formandos, a história de Alaine Oliveira, do curso de Farmácia, emocionou os presentes. Ela, que iniciou a graduação em 2019, enfrentou desafios redobrados por ser uma pessoa com deficiência. “Foram muitas batalhas atrás de batalhas. Eu ainda sou pessoa com deficiência, então enfrentei algumas outras barreiras, mas a universidade foi um marco na minha vida”, relembrou. A persistência foi recompensada com a rápida inserção no mercado de trabalho: Alaine concluiu o estágio em janeiro e foi imediatamente contratada por uma indústria farmacêutica, onde atua na área de garantia da qualidade, com validação de processos.
A emoção transbordou para a família. A mãe de Alaine, Elizabeh Castalani, resumiu o sentimento de alívio e gratidão. “A caminhada foi longa e difícil, mas neste momento a gente até esquece tudo o que passou em razão da emoção que estamos sentindo. Minha filha contou com o apoio de muitas pessoas especiais que a fizeram chegar até aqui”, disse.
Da Nutrição, a formanda Amanda Lopes falou sobre o sentimento de dever cumprido e os planos para o futuro profissional. “Gratidão por todas as experiências que passamos aqui na UFJF, por estarmos formando como profissionais qualificados, com várias competências e habilidades. Eu me identifico muito com a área clínica e saúde coletiva. Já estou com alguns projetos para serem executados”, afirmou.
Quem acompanhou de perto cada passo dessa trajetória foi o marido, Pedro Igor. “É uma alegria muito grande. Eu a conheci quando ela ainda estava no primeiro semestre. Testemunhei muitos dos desafios que ela superou e agora estamos muito felizes por ela ter chegado até o final”, contou.




