A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o Hospital Universitário (HU-UFJF) e o Hemominas, promove na próxima terça-feira, 5, uma ação de doação de sangue. A iniciativa acontece de 8h às 12h, na própria Faculdade de Enfermagem. A ação é aberta a toda comunidade da Universidade e do HU, não sendo necessário cadastro prévio. Interessados devem apresentar documento com foto.
“A campanha de doação de sangue tem uma relevância social muito grande, pois vai contribuir diretamente para manutenção dos estoques dos hemocentros”, explica a diretora da Faculdade de Enfermagem, Angélica Coelho, sobre a importância da ação para garantir o atendimento de pacientes em inúmeras situações como em grandes cirurgias e tratamento oncológico.
Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg e não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 14 dias. Outros pré-requisitos também podem gerar impedimento temporário. Além disso, o candidato deve estar alimentado, e ter dormido bem. Durante o cadastro serão feitas perguntas para avaliar as condições de saúde do doador.
Ser doador de sangue não causa danos à saúde, o organismo repõe naturalmente o volume coletado. O prazo mínimo entre uma doação de sangue total e outra é de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres. Após a doação de sangue, o candidato deverá tomar alguns cuidados como não dirigir por pelo menos uma hora, não fazer exercício físico por 12h e não fumar por, no mínimo, duas horas. Além de respeitar os intervalos legais entre as doações, ter cuidados habituais à saúde e boa alimentação.
Outras informações: (32) 2102-3821 – Faculdade de Enfermagem
