O  Programa de Pós-Graduação em Ensino de Computação em Rede Nacional (Profcomp), associado à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está com processo seletivo aberto para 20 vagas, divididas igualmente para candidatos de ampla concorrência e das ações afirmativas. As inscrições vão até o dia 27 de outubro, às 17h, por meio do site da Fundatec. A taxa de inscrição custa R$130.

Voltado a docentes em exercício efetivo, o Profcomp confere o título de Mestre em Ensino de Computação e busca apoiar tanto aqueles já licenciados em Computação, que desejam aprimorar sua formação para o ensino, quanto professores licenciados em outras áreas, que terão a oportunidade de se capacitar para o desenvolvimento de habilidades de Computação junto aos seus alunos. 

Assim, podem se candidatar profissionais que possuam diploma de licenciatura em qualquer área, devidamente registrado no Ministério da Educação; atuem como professores do Ensino Fundamental ou Médio da rede pública de ensino, efetivos ou contratados; e estejam ministrando aulas em qualquer ano desses níveis de ensino em escola pública do Brasil.

O processo seletivo é composto por uma Prova Teórico-Objetiva on-line, a ser realizada no dia 16 de novembro, das 14h às 17h. O link de acesso será enviado por e-mail ao candidato com, no mínimo, três dias úteis de antecedência e para realizar a prova, é necessário utilizar um computador com webcam e microfone habilitados.

A avaliação contém 40 questões de múltipla escolha, com perguntas de raciocínio lógico, da Base Nacional Curricular Comum em Computação, interpretação de texto e práticas pedagógicas e didáticas. As questões de interpretação abordarão temas como compreensão e análise de textos, identificação de ideias centrais e secundárias, reconhecimento de gêneros textuais, estratégias argumentativas e relações lógico-discursivas. Acesse o edital completo

As aulas vão acontecer de modo presencial, no Instituto de Ciências Exatas (ICE) da UFJF, a partir do primeiro semestre de 2026. 

Cultura, Mundo Digital e Pensamento Computacional

O curso tem como objetivo proporcionar formação qualificada em educação em computação, com base em pesquisa científica e voltada especialmente para professores da rede pública de Educação Básica. 

O programa permite o estudo em três áreas do conhecimento: Cultura Digital, Mundo Digital e Pensamento Computacional. A primeira área, “Cultura Digital”, busca desenvolver habilidades relacionadas ao uso das tecnologias digitais, tanto no domínio técnico quanto no uso consciente, ético e seguro desses recursos. 

Já a área “Mundo Digital” aborda a compreensão da estrutura e do funcionamento de máquinas capazes de processar informações, além de estudar a forma como os dados são distribuídos por redes de computadores e pela internet, incluindo aspectos de segurança dos sistemas. Por fim, a temática “Pensamento Computacional” estimula a resolução de problemas por meio da construção e automatização de soluções.

Para mais informações acesse o edital completo.