O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou editais de seleção para os cursos de mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, para turmas com início previsto em 2026. Ambas as modalidades têm como linhas de pesquisa “Política, Gestão e Avaliação de Sistemas e Programas de Saúde” e “Processo Saúde-Adoecimento e seus Determinantes”. 

Mestrado
Para o mestrado, são oferecidas 25 vagas, sendo 50% reservadas para cotas da política de ações afirmativas – negros, povos e comunidades tradicionais, pessoas trans (transgêneros, transexuais e travestis), pessoas com deficiência (PcD); pessoas refugiadas, solicitantes da condição de refugiado, e imigrantes humanitários. 

Podem concorrer candidatos com título de graduação reconhecido pelo MEC. O processo de seleção consiste nas etapas de prova escrita de conhecimentos específicos; prova escrita de proficiência em língua inglesa; e carta de apresentação e projeto de pesquisa. 

As inscrições acontecem de 8 de setembro a 17 de outubro de 2025, por meio do sistema Siga X.

Confira o edital completo 

Doutorado
Já para o doutorado são 14 vagas, sendo 50% reservadas para cotistas da política de ações afirmativas. Os candidatos devem ter diploma de mestrado reconhecido pelo MEC. 

O processo seletivo é dividido em quatro fases, com provas de proficiência em Língua Inglesa e uma segunda língua estrangeira da escolha do candidato. Em seguida, são analisados a carta de apresentação e o anteprojeto da pesquisa, e por fim, o candidato deve passar por uma entrevista.

As inscrições para o processo seletivo também se iniciam no dia 8 de setembro, mas se encerram em 31 de outubro, por meio do Siga X

Confira o edital completo

Outras informações
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
(32) 2102-3832