Valorizar seus servidores em todas as etapas da vida funcional é uma das premissas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para reforçar esse compromisso, a Instituição fortaleceu sua política de gestão de pessoas com a publicação da Portaria Progepe/UFJF nº 278, de 8 de julho de 2025, que institui oficialmente o Grupo de Trabalho (GT) para o desenvolvimento de ações de preparação e educação para a aposentadoria. O GT tem a missão de planejar, propor e acompanhar estratégias voltadas à transição para essa nova fase da vida profissional, promovendo escuta, acolhimento e cuidado com os servidores. 

Sua criação está alinhada a normativas que destacam a importância de políticas institucionais de preparação para a aposentadoria, como a Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/1994), o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) e a Portaria SGP/MP nº 12/2018. A medida também reforça os princípios do Programa Pró-Vida, instituído pela Resolução do Conselho Superior (Consu) da UFJF nº 11/2014, voltado à qualidade de vida no trabalho. Com a formalização, o grupo passa a contar com atribuições como planejamento de ações personalizadas, conforme o perfil dos servidores, realização de diagnósticos e estudos, proposição de metodologias educativas e organização anual de homenagens aos aposentados, entre outras iniciativas.

Vinculado ao Programa de Preparação e Educação para a Aposentadoria (PPEA), O GT busca garantir uma abordagem transversal, acolhedora e sensível à diversidade de perfis dos servidores (Foto: Arquivo PPEA)

Vinculado ao Programa de Preparação e Educação para a Aposentadoria (PPEA), O GT busca garantir uma abordagem transversal, acolhedora e sensível à diversidade de perfis dos servidores. Na data da publicação da portaria, o grupo é formado pelas representantes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), Daniele de Oliveira Stivanin, do Núcleo de Planejamento, Inovação e Assistência (Nupla); Carolina Pires Araújo, da área de Comunicação; e Quéren Hapuque Carvalho e Sabrina Alves R. Barra Tavares, ambas da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (Cossbe); além de Anna Cláudia Rodrigues Alves, do Polo Interdisciplinar sobre Envelhecimento, vinculado à Faculdade de Serviço Social. 

Acesse a Portaria nº 278/2025.

Avanço institucional
Para Daniele Stivanin, integrante do Nupla/Progepe, a publicação da portaria representa um avanço institucional: “Essa iniciativa dá visibilidade e reconhecimento às ações que já vinham sendo construídas com dedicação por nossa equipe desde 2024. Trata-se de um avanço institucional significativo, que demonstra o compromisso da Progepe com o cuidado, o acolhimento e a valorização daqueles que dedicam anos de sua vida ao serviço público.”

Anna Cláudia Rodrigues, que atua no Polo Interdisciplinar sobre Envelhecimento e na Casa Helenira Rezende, espaço de extensão da Faculdade de Serviço Social, destaca a ampliação do olhar para diferentes momentos da trajetória funcional: “Além de formalizar o GT de trabalho, esse movimento vai ser importante para consolidar as ações voltadas para os trabalhadores que estão em atividade, em processo de transição para a aposentadoria e para os aposentados.”

Já a assistente social da Cossbe, Sabrina Barra, destaca que “as universidades públicas têm o papel fundamental de promover o conhecimento, a cidadania e a democratização da informação, sendo espaços privilegiados para o desenvolvimento de ações educativas que favoreçam a transição para a aposentadoria de forma planejada, consciente e acolhedora”. 

Inscrições em agosto
A partir do dia 4 de agosto, estarão abertas as inscrições para a próxima edição do PPEA. Voltado para servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs) e docentes da Instituição, o PPEA promove encontros que incentivam o diálogo, a reflexão crítica e o fortalecimento dos laços durante a preparação e a transição para a aposentadoria.


Os interessados devem se inscrever o quanto antes, uma vez que as vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição: são 20 vagas, sendo dez destinadas aos servidores com abono permanência e dez aos demais servidores. 

A programação prevê ao todo nove encontros, com início em 16 de setembro, sempre às terças-feiras, das 14h às 17h. Por ser uma vivência que traz impacto positivo para os indivíduos e para o ambiente de trabalho como um todo, é recomendado que os gestores autorizem e liberem os servidores para participação no Programa.

Outras informações
Telefones Cossbe/Siass: 2102-3885 | 2102-3296
E-mail: ppea.progepe@ufjf.br