O Laboratório de História Política e Social (Lahps), do Programa de Pós-Graduação (PPG) em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove na próxima quarta-feira, 9, a conferência intitulada “Rede brasileira de comissões da verdade: abordagens polêmicas sobre o passado recente”. O evento conta com a participação da coordenadora-geral das Políticas de Memória e Verdade na Assessoria de Defesa da Democracia, Memória e Verdade, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), Paula Franco.

Paula Franco é coordenadora-geral das Políticas de Memória e Verdade na Assessoria de Defesa da Democracia, Memória e Verdade, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (Foto: Stéff Magalhães – Ascom/MDHC)

Paula é historiadora, doutora em história pela Universidade de Brasília (UnB), com estágio doutoral no Instituto de Investigaciones Gino Germani, da Universidad de Buenos Aires, na Argentina. Além de especialista acadêmica, no âmbito do Ministério, desempenha papel fundamental nas articulações sobre memória, verdade e justiça sobre o tema da ditadura militar. 

De acordo com o coordenador do Lahps, Odilon Caldeira Neto, o objetivo da conferência é pensar como as comissões da verdade em vários âmbitos, inclusive municipal (como Juiz de Fora) formam uma rede de importante impacto político sobre as políticas de memória.

“O público pode esperar um debate sobre legados autoritários, as formas como as sociedades democráticas podem e devem lidar com os seus dilemas e suas experiências autoritárias, assim como a importância da relação entre a Universidade, a sociedade civil e o poder público nos debates sobre temas como este.”

O evento, gratuito e aberto ao público em geral, acontece às 14h, no Anfiteatro 3 do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF.

Outras informações
Instagram: @lahpsufjf