Estudante começou no projeto como voluntário e como bolsista de IC ganhou menção honrosa pelo trabalho e relatório final (Foto: Gabriela Moroni/UFJF)

O estudante de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) João Pedro Emanuel Ferreira recebeu Menção Honrosa do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O reconhecimento se deve à participação no projeto “Análise Combinada de Sinais oriundos de sensoriamento a fibra óptica”, orientado pelo professor do Departamento de Circuitos Elétricos Alexandre Bessa

A pesquisa, que reúne estudantes de biologia, física e engenharia, tem como objetivo desenvolver biossensores feitos de fibra óptica capazes de identificar microrganismos. Os pesquisadores detectaram inicialmente a Interleucina-1 beta, uma citocina pró-inflamatória responsável pelo agravamento de doenças como a artrite reumatoide. A técnica mostrou-se muito promissora superando a eficácia dos métodos utilizados atualmente na área. 

O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica é concedido anualmente pelo CNPq. A honraria premia graduandos bolsistas de iniciação científica e tecnológica que tenham desenvolvido projetos entre setembro de 2023 a agosto de 2024, prazo desta edição, e que se destacaram na qualidade e relevância do relatório final. 

João foi contemplado com a Menção Honrosa Bolsista de Iniciação Científica na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. “(O prêmio) reconhece um ano inteiro de estudo e dedicação, é algo que me motiva a continuar e dá relevância ao nosso projeto, que pode ser muito benéfico para a sociedade.” 

O  estudante começou como voluntário no projeto, mas logo conseguiu uma bolsa. De acordo com o orientador, João demonstrou grande potencial para a área científica. “Ele é um aluno exemplar nas disciplinas do curso e, na pesquisa, sempre se comprometeu de forma assídua”. Durante o projeto, foi responsável por implementar o sistema tecnológico, fabricar o sensor e analisar os resultados junto a outros pesquisadores. 

A cerimônia de premiação ocorrerá entre 13 e 19 de julho, durante a  77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Outras informações: CNPq