Foram prorrogadas até o próximo domingo, 6 de julho, as inscrições para o Global July 2025 (abre em nova janela). Realizado entre os dias 21 de julho e 1º de agosto, o evento oferece uma programação diversificada, que inclui cursos, conferências, oficinas e apresentações de experiências acadêmicas globais.

A edição de 2025 marca uma nova fase do projeto, que vai além do ensino tradicional e se afirma como um espaço estratégico para o intercâmbio de ideias, experiências e parcerias internacionais.

(Imagem: DRI/UFJF)

O novo formato está estruturado em quatro modalidades principais:

Disciplinas – Mantêm o modelo tradicional do evento, com carga horária de 15 horas, distribuídas entre três e cinco dias. As atividades são realizadas de forma presencial, híbrida ou virtual e ministradas por instrutores nacionais e internacionais.

Cursos – Atividades compactas de quatro horas (presenciais ou virtuais) ministradas por doutorandos e docentes, focadas em metodologias, ferramentas ou temas interdisciplinares de ponta.

Conferências – Mesas-redondas e palestras de uma a duas horas, conduzidas por especialistas internacionais ou docentes da UFJF. 

Comunicações – Esta novidade permite a comunicação de insights de pesquisa e relatos de intercâmbio intercultural, criando um espaço no qual estudantes podem compartilhar suas jornadas acadêmicas em apresentações de 15 a 20 minutos, e é considerada pelos organizadores como ideal para promover aprendizado entre pares além das fronteiras.

A programação conta com 19 disciplinas, 16 cursos e três conferências nas áreas de Bio and Health Sciences (Ciências Biológicas e da Saúde), Humanities and Social Sciences (Ciências Humanas e Sociais), Languages, Literature and Arts (Línguas, Literatura e Artes), e STEM, além de 17 paineis.  Confira a programação completa (abre em nova janela)

A participação nas atividades está sujeita à disponibilidade de vagas, preenchidas por ordem de inscrição. As confirmações das inscrições serão enviadas  a partir de 14 de julho para o e-mail informado.

Ao final, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), responsável pelo evento, emite certificados para todos os participantes que concluírem as atividades com aproveitamento.

Inscrições (abre em nova janela)

Diretor de Relações Internacionais, Alexandre Cadilhe aposta na ampliação do evento, com espaço para troca de experiências e construção de redes de colaboração (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Global Studies Forum
Outra novidade está na mudança do site do programa Global July, com o nome Global Studies Forum (Fórum de Estudos Globais) (abre em nova janela) – página que passa a reunir e divulgar as ações de internacionalização promovidas pela Instituição durante todo o ano.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais da UFJF, Alexandre Cadilhe, a reformulação surgiu da percepção de que as ações de internacionalização não se limitam ao mês de julho. Além disso, a ideia é divulgar para fora do país. “O site da DRI é muito voltado ao público interno. Queremos pensar também no público externo, que está fora do Brasil, para que saiba o que acontece internacionalmente na UFJF.”

A página já conta com uma aba específica para o Global July e outras quatro seções destinadas à divulgação de ações de internacionalização em diferentes campos: Bio and Health Sciences (Ciências Biológicas e da Saúde), Humanities and Social Sciences (Ciências Humanas e Sociais), Languages, Literature and Arts (Línguas, Literatura e Artes), e STEM. 

Confira a página (abre em nova janela)

Diálogo intercultural
Aberto ao público em geral, tanto do Brasil quanto de outros países, o Global July  tem como objetivo ampliar o diálogo intercultural, fortalecer redes de colaboração e aproximar diferentes saberes e contextos acadêmicos. 

Segundo Cadilhe, a proposta deste ano representa um passo importante na consolidação da política de internacionalização da Universidade. “Nas edições anteriores, o foco estava principalmente no ensino, com cursos de curta duração ministrados por docentes internacionais. Este ano, o evento amplia seu escopo, tornando-se também um espaço para compartilhar experiências, construir redes de colaboração e fomentar o diálogo acadêmico em nível global.”

Outras informações
(32) 2102-3947 – Diretoria de Relações Internacionais (DRI) – (abre em nova janela)