A Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para interessados em compor comissões de heteroidentificação da Instituição e também para membros atuais das bancas e comissões. A ideia é formar e atualizar membros da comunidade acadêmica e movimentos sociais para que estejam capacitados a avaliarem a autodeclaração étnico-racial dos candidatos que se inscreveram para vagas reservadas a pessoas pretas e pardas para ingresso na Universidade.

A heteroidentificação é o procedimento complementar de verificação à autodeclaração de um indivíduo e que consiste na percepção social de outras pessoas sobre a identificação racial dele com base na análise de suas características fenotípicas, com o objetivo de garantir que uma política de cotas raciais seja acessada por quem é de direito.

A capacitação é aberta a docentes, estudantes e técnico-administrativos em Educação (TAEs); e a pessoas vinculadas a movimentos sociais negros e coletivos negros interessados na temática.

A diretora de Ações Afirmativas da UFJF, Danielle Teles, classifica como extremamente necessários a qualificação e o aperfeiçoamento através da promoção do curso. “É uma forma de garantir que a política de reserva de cotas para candidatos pretos e pardos seja de fato aplicada para aqueles que têm direito a essa reserva de cotas.”

O curso tem início no dia 1º de julho e se estende ao longo do segundo semestre, com encontros mensais que envolvem debates e oficinas, com duração total de 60 horas. Os encontros estão previstos para acontecer de forma presencial para a comunidade acadêmica do campus-sede, em Juiz de Fora, e remota para participantes do campus avançado de Governador Valadares (MG).

Programação
Dia 1 – 01/07/2025 – 14h às 18h.
Local: Anfiteatro das Pró-Reitorias (link de transmissão enviado por e-mail para servidores de Governador Valadares)
Mesa de abertura: Danielle Teles da Cruz (Diaaf) e Marcel de Toledo Vieira (Prosdav)
Unidade 1:  Racismos e suas matrizes filosóficas e epistêmicas: Danielle Teles da Cruz (Diaaf) e Julvan Moreira (Faced/UFJF)

Dia 2 – 05/08/2025 – 09h às 12h.
Local: Anfiteatro das Pró-Reitorias.
Unidade 2: As classificações raciais nas bancas de hétero identificações brasileiras.
Convidada: Lia Vainer Schucman (Universidade Federal de Santa Catarina).

Dia 3 – Data do mês de setembro a ser divulgada.
Unidade 3: A importância das cotas como elemento de reparação histórica e o papel das bancas de heteroidentificação.
Convidada: Marcilene Garcia de Souza (Ministério da Igualdade Racial)

Dia 4 – Data do mês de outubro a ser divulgada.
Unidade 4: Racismo institucional, bancas de heteroidentificação e construção de pareceres.
Convidado: Delton Aparecido Felipe (Universidade Estadual de Maringá).

Dia 5 – Data do mês de novembro a ser divulgada.
Unidade 5: Prática de heteroidentificação – análise fenotípica e escrita de pareceres.

Inscrições
Servidores (docentes e TAEs)
Estudantes
Movimentos sociais

Outras informações
Diretoria de Ações Afirmativas