
Integrar a equipe e promover mais encontros na Universidade é uma das propostas de Cristiano Rodrigues (à direita, de azul). (Foto: Carolina de Paula)
Fazer a Universidade chegar até as camadas mais populares da população é uma das metas da Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre as ações que irão permitir essa aproximação, está a criação da Rádio e TV Universitárias – anseio cultivado há anos e que agora começa a se tornar realidade. “Estou muito empolgado e querendo dar meu sangue por isso. Estamos em um momento político nacional no qual há um claro investimento nessas possibilidades”, comemora o diretor Cristiano Rodrigues.
Com essa perspectiva, foi aprovado na UFJF o Programa de Extensão da Rádio e da TV, que vai amparar iniciativas e projetos da comunidade acadêmica voltados para esses veículos. Também já foram adquiridos equipamentos, por meio de emenda parlamentar no valor de R$150 mil, para recepção e transmissão de sinal de rádio da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação). “Agora estamos trabalhando na instalação da torre, a ideia é colocar a Rádio em funcionamento este ano.”
A Faculdade de Comunicação cedeu espaço físico para abrigar as atividades da Rádio. Já a TV, apesar de já ter canal aberto concedido, ainda depende de um volume maior de recursos para infraestrutura e pessoal.
Entre as conquistas deste primeiro ano de gestão, o diretor de Imagem Institucional também destaca dois novos produtos audiovisuais desenvolvidos pela equipe: o “Tá Rolando”, programa com matérias curtas sobre o que está acontecendo na Universidade, e o “ID Pesquisa”, voltado para divulgação científica, explorando a trajetória e projetos desenvolvidos por pesquisadores da instituição.
Outra frente de trabalho aberta há alguns anos e que acaba de ser finalizada é a Política de Comunicação da UFJF, documento responsável por nortear ações de comunicação para toda comunidade acadêmica. Em breve, o setor começará uma campanha para sua divulgação e implementação.
Mais integração e encontros
Ao chegar na Imagem, Cristiano Rodrigues percebeu que a equipe precisava de motivação em relação aos novos projetos e de maior integração nas rotinas de trabalho. Para isso, solicitou a retirada de divisórias e salas no setor. “Senti que as pessoas faziam suas atividades de forma separada, e o nosso métier exige uma produção coletiva. A ideia foi, então, tornar o espaço mais acolhedor, agradável e fazer a informação circular.”
Integração é justamente uma preocupação da gestão de Rodrigues. “Sempre me incomodou na UFJF a falta de encontro, não tem um espaço onde você senta, toma um café, encontra pessoas, troca ideias.” Nesse sentido, entre as propostas futuras, a Imagem pretende incentivar esses encontros, seja por meio do projeto “Agora na Ágora”, nos jardins da Reitoria, do retorno dos eventos no campus e da reabertura do Centro de Vivência. Para este local, a intenção é oferecer, além do espaço de alimentação, serviços como uma loja e a editora, por exemplo.
O especial “Juntos pela UFJF” mostra as conquistas e desafios do último ano. Leia mais:
Juntos pelos estudantes: Moradia Estudantil e RU ganham melhorias
Juntos por uma política extensionista
Juntos pela democratização do acesso e inclusão na UFJF: Diaff promove cursos, acompanha alunos e inicia debate sobre cotas Trans
