O pró-reitor Marcos Medeiros (à direita) comemora o grande volume de investimentos conquistado em edital da Finep para os acervos históricos e culturais da instituição (Foto: Carolina de Paula)

A área de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) registrou saldo positivo de ações e projetos artísticos, culturais e de memória. No último ano, primeiro da gestão “UFJF das Gentes”, quase 200 mil pessoas foram alcançadas a partir de projetos e dos equipamentos culturais da Instituição. Só o Cine-Theatro Central atraiu cerca de 100 mil pessoas em realizações gratuitas da casa, entre elas, visitas guiadas, Palco Central, projeto Central Convida – que atende escolas públicas, instituições culturais e ONGs – e Programa de Incentivo Cultural.  

O espaço também recebeu concertos do 35º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. O sucesso da edição deste ano entusiasmou participantes e organizadores e o evento segue com seu propósito de formar plateias e músicos para o repertório histórico. Mesmo exigindo consideráveis recursos, tanto humanos quanto financeiros, a UFJF renova seu compromisso com a continuidade do Festival. 

Além do número expressivo de público impactado pelas ações de Cultura (veja na arte), uma das importantes conquistas do setor foi a criação do Escritório de Projetos, já em plena atuação, oferecendo alternativas para viabilização de recursos em leis de incentivo. “Os resultados se concretizaram no primeiro ano da nova gestão, com a aprovação de duas importantes propostas dos equipamentos culturais da UFJF em edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que garantem investimento de R$ 7 milhões nos próximos anos”, celebra o pró-reitor de Cultura, Marcos Medeiros.

O edital permitirá a criação de uma nova Reserva Técnica Museológica do Mamm, projeto ambicionado há muito anos pela UFJF. Ampliada, moderna e com a capacidade técnica da salvaguarda não só da importante Coleção Murilo Mendes, mas de diversas obras doadas do período contemporâneo, que agora integram o acervo. Boa parte dos recursos serão ainda investidos nos acervos físicos e digitais de vários espaços da Instituição, entre eles, o Centro de Conservação da Memória (Cecom) e o Arquivo Central. Saiba mais.

Já em prol do fortalecimento do Polo Audiovisual de Juiz de Fora, o pró-reitor destacou a cessão do Cine-Theatro Central para a realização do longa-metragem estrelado e dirigido por Caio Blat, “Cacilda Becker, em cena aberta”, que conta com Débora Falabella no papel principal. As tratativas estão em andamento, contando com a parceria da UFJF e da Prefeitura.

Outro importante compromisso vencido, segundo a Procult, foi a manutenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística (Pibiart), com 101 contemplados nas categorias “Grupos Artísticos” e “Mediação Artística”, oferecendo oportunidades de aperfeiçoamento a estudantes de graduação. A Escola de Artes Pró-Música é um dos espaços beneficiados com o programa, que conta com 15 bolsistas atuando nas oficinas oferecidas, atendendo em média 150 estudantes da comunidade. “Esperamos poder ver a evolução desses projetos. Isso representa um grande passo tanto para os discentes quanto para os coordenadores que os acompanham e podem avaliar a importância do programa”, ressalta Medeiros.

Segundo o pró-reitor, o maior desafio futuro da gestão continua sendo o de buscar recursos para viabilizar projetos. Como proposta de trabalho, ele espera iniciar a construção de uma Política de Cultura da UFJF, por meio de mapeamento e de fóruns de discussão, para embasar as ações da área.

O especial “Juntos pela UFJF” mostra as conquistas e desafios do último ano. Leia mais:

Juntos por uma gestão compartilhada: Girlene Alves e Telmo Ronzani completam um ano à frente da UFJF.

Juntos por um ensino de qualidade, pela democratização do acesso e da permanência: Pism tem edição histórica e Prograd volta a debater reformulação da prova

Juntos pelos estudantes: Moradia Estudantil e RU ganham melhorias

Juntos por uma política extensionista

Juntos pela democratização do acesso e inclusão na UFJF: Diaff promove cursos, acompanha alunos e inicia debate sobre cotas Trans