O e-book foi produzido por estudantes e professores do PPgCAS.

Como acontece em diversos outros segmentos da sociedade, o uso de Inteligência Artificial (IA) no meio acadêmico só cresce. Esse contexto motivou professores da Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPgCAS) do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) a capacitar os estudantes para o uso crítico, ético e estratégico dessas tecnologias. Nascia, então, o e-book ‘Ferramentas de inteligência artificial para produção científica’.

Iniciativa de Francielle Silvestre Verner, Luís Fernando Deresz e Rodrigo Furtado de Carvalho, docentes da disciplina de análise crítica de projetos e artigos científicos do PPgCAS no segundo semestre de 2024, a obra contou ainda com a participação de 18 estudantes.

Verner explica que o e-book apresenta um panorama abrangente sobre a aplicação da inteligência artificial na produção científica. “Os capítulos abordam desde conceitos básicos sobre IA até ferramentas específicas para diferentes etapas da pesquisa: busca e revisão de literatura, análise e extração de dados, escrita e revisão de textos acadêmicos, e preparação para a publicação. Além disso, há uma discussão crítica sobre os aspectos éticos e limitações do uso da IA na ciência, reforçando a necessidade de um uso responsável e consciente dessas tecnologias no meio acadêmico”, detalha.

Com um conteúdo acessível, linguagem clara e ilustrações demonstrando o passo a passo das diversas ferramentas, a expectativa é que o livro funcione como um guia prático para todos que desejam integrar a IA às suas produções científicas de forma ética.

O e-book “reafirma o compromisso do PPgCAS com a formação de pesquisadores capazes de produzir e difundir conhecimento científico relevante, com impacto regional e nacional”, enfatiza Verner, que também afirma que a iniciativa está em “consonância com as diretrizes da Capes no que diz respeito à promoção da interdisciplinaridade, da inovação e da ampliação do acesso à ciência de qualidade, pilares fundamentais para o fortalecimento da pós-graduação brasileira”.

Para ler ‘Ferramentas de Inteligência Artificial para Produção Científica’, clique aqui.