Já está no ar o novo site da Carta de Serviços ao Usuário da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A página, que integra o portal on-line da Instituição, traz informações detalhadas sobre os serviços oferecidos pela Universidade, principalmente ao público externo, em áreas como Saúde, Assistência Jurídica, Esporte, Lazer, Cultura e Inovação, entre outros. 

A nova configuração tem uma lógica mais intuitiva para os visitantes, com possibilidades de informações gerais em primeiro plano, como áreas, projetos e tipos de atendimentos, horários de funcionamento, formas de acesso e contatos; e detalhadas, em seguida, como tipos de documentos necessários para acessar os serviços, e etapas e prazos para seu processamento, além de indicar situações de prioridade. 

A página apresenta ainda a opção de a pessoa poder escolher entre serviços oferecidos nas cidades de Juiz de Fora ou Governador Valadares. Outra novidade é que a Carta agora também está disponibilizada, no site, em arquivo no formato PDF, com o objetivo de facilitar buscas, permitindo ao usuário localizar palavras e frases específicas dentro do documento. 

Para a ouvidora e integrante da comissão responsável pelo desenvolvimento da Carta, Ana Lúcia Vargas, iniciativa melhora relação com a sociedade e contribui para a transparência e melhoria dos serviços públicos  (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

A publicação atende à legislação que dispõe sobre a simplificação do atendimento prestado pelas instituições e órgãos públicos e sobre a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos (Decreto 9.094/2017 e Lei 13.460/2017).

De acordo com a ouvidora geral da UFJF e integrante da comissão responsável pelo desenvolvimento da Carta de Serviços da Instituição, Ana Lúcia Vargas, “a iniciativa melhora a relação do órgão público com a sociedade, impactando na transparência das ações governamentais, na melhoria dos serviços públicos e na interação com os cidadãos dos serviços públicos.”

Ana ressalta o apoio dos diversos setores e unidades da Universidade, que, segundo ela, se empenharam em responder os formulários necessários para a coleta de informações. “O trabalho da comissão se desenvolveu na reflexão das necessidades de adequação das informações anteriormente disponibilizadas, na análise e processamento das informações recebidas dos gestores, e na formulação do novo site.”

O objetivo agora é eliminar os formulários anuais, fazer alterações pontuais em relação às informações publicadas e criar um fluxo contínuo para a constante atualização dos projetos voltados ao público. “Mas continuaremos acolhendo novas solicitações e monitorando as informações, sugestões e críticas registradas para o constante aprimoramento da Carta de Serviços da UFJF”, ressalta a ouvidora.

A página pode ser acessada pelo portal www.ufjf.br. Em seguida o usuário deve clicar na aba “Serviços” e no campo “Carta de Serviços”.