
Victor Cassemiro rege a Orquestra Pró-Música/UFJF na sexta-feira da Paixão na Igreja São Mateus. (Foto: Fernando Itaborahy)
Sob a regência de Victor Cassemiro, um dos mais importantes concertos do repertório da Orquestra Pró-Música/UFJF será realizado dentro do tradicional projeto Música nas Igrejas, contemplando a Sexta-feira da Paixão. A Igreja São Mateus receberá, no dia 18 de abril, às 19h30, a interpretação da masterpiece “Stabat Mater Dolorosa” composta pelo compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi no século XVIII.
O maestro destaca a profundidade humana da peça de Pergolesi, que a compôs durante o período em que contraiu tuberculose, morrendo pouco tempo depois de terminar esta que é considerada uma melodia de grande significado e representatividade na história da música. “Trata-se de um hino em que o autor, aos 26 anos, em 1736, já gravemente enfermo e internado no Convento dos Capuchinhos, na Itália, cria para retratar o drama de Maria, a mãe, diante da agonia de seu filho Jesus Cristo”, conta.
Cassemiro ressalta ainda que a peça “Stabat Mater Dolorosa” foi composta para soprano e mezzosoprano – as cantoras convidadas Tâmara Lessa e Tamara Medeiros -, com acompanhamento de uma formação instrumental de violinos, violoncelo e órgão, que, entre árias e duetos, dão sequência a 12 movimentos. “Representativa de uma transição entre o barroco e o clássico, a letra, do século XIII, é atribuída ao frei franciscano Jacopone de Todi, que reverencia o sofrimento de Maria durante a crucificação de Jesus”, informa.
Como em todas as apresentações do projeto Música nas Igrejas, cuja proposta é levar, gratuitamente, cultura ao público de Juiz de Fora e região, a entrada para a apresentação do dia 18 é franca, dispensando convites, e a ocupação dos assentos se dará de acordo com a ordem de chegada do público. O projeto é uma realização do Centro Cultural Pró-Música, vinculado à Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Importa observar que a apresentação da Orquestra Pró-Música precede a cerimônia de descendimento da cruz, uma antiga tradição que consiste em retirar a imagem de Cristo da Cruz antes de sair com ela em procissão pelas ruas do bairro. A Igreja São Mateus fica na rua São Mateus, número 629, com entrada também pela rua Monsenhor Gustavo Freire.