O professor do departamento de Direito do campus Governador Valadares, Braulio Magalhães, teve artigo publicado no e-book “Miradas Cruzadas: La infracción adolescente y el sistema penal juvenil en Argentina, Brasil, Chile y Uruguay”. A obra será lançada em agosto, durante o 5º Congresso Latino-americano de Teoria Social, de 4 a 6 de agosto, em Bogotá, na Colômbia.
O estudo do docente é o único do Brasil selecionado para o livro, que aborda pesquisas sobre jovens em situação de ato infracional. Denominado “Jovens em situação de ato infracional, socioeducação e políticas públicas: uma análise a partir do Brasil”, o artigo analisa crítica e reflexivamente o confinamento de adolescentes no Brasil, evidenciando a persistência de referenciais teóricos e modos de agir baseados em antigas perspectivas protetivas.
Organizado pelas autoras Carolina González Laurino, Silvia Guemureman e Sandra Leopold Costábile, a obra completa aborda a questão criminal juvenil em termos conceituais, históricos e jurídicos, incluindo a perspectiva de gênero. O livro aborda, ainda, a punição no sistema penal juvenil, que começa com o funcionamento e implantação dos órgãos, das medidas socioeducativas e do conhecimento profissional, para acabar com os desafios enfrentados pela questão penal juvenil.