A Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe, entre os dias 21 e 23 de março, o Encontro de Contato e Improvisação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo formulário eletrônico. O evento é promovido pelo Ocupa Dança, movimento do Forum Municipal de Dança da cidade, coletivo composto por dançarinos, professores, pesquisadores e interessados em arte e cultura.
O Contato e Improvisação é uma prática que envolve corporalidade, sensorialidade, movimento e as relações entre corpos. Não é uma técnica, mas sim um movimento e, entre conceitos fundamentais, estão a troca de peso, o ato de cair, rolar, deslizar, expandir ou alcançar, a escuta e a percepção espacial, a atenção, o toque, entre outros. Surgiu na década de 1970 nos Estados Unidos, em um contexto de transformações sociais e políticas, sendo o dançarino Steve Paxton seu precursor.
O encontro terá dois convidados internacionais, Vega Luukkonen e Charlie Morrissey, que irão ministrar oficinas. Na programação, também está previsto o Jam – espaço aberto para as pessoas dançarem como quiserem, com as ferramentas que possuem, cultivando o cuidado de si e das(os) outras(os) dançantes. As performances serão apresentadas, das 19h às 22h, no Cine-Theatro Central, mediante inscrição antecipada. Os interessados devem entrar em contato com a organizadora, professora do Colégio de Aplicação João XXIII, Lilian Gil, pelo e-mail liliangil762@gmail.com.
Oficinas
Vega Luukkonen – dias 21, 22 e 23, das 9h30 às 12h30
Dançarina, professora de dança, artista performática, pesquisadora de movimento e terapeuta corporal. Nos últimos 20 anos, tem colaborado e ensinado em festivais, oficinas e residências de Contato e Improvisação em diversas partes do mundo. Estudou dança e pedagogia do teatro na Academia de Teatro da Finlândia, onde obteve o título de mestre em 2008.
Charlie Morrissey- dias 21,22, 23, das 14h30 às 17h30
Possui uma carreira internacional de mais de 35 anos como diretor, coreógrafo, performer, professor e pesquisador de dança. Sua trajetória foi construída por meio de inúmeros projetos em colaboração com companhias de dança, teatros, instituições artísticas, festivais e organizações independentes. Seu trabalho foca no contexto em que as performances acontecem e na utilização da experiência em tempo real como um ambiente de exploração, aprendizado, comunicação e transformação.
Outras informações: Instagram @forumdancajf