A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Centro de Educação a Distância (Cead), está com inscrições abertas para a seleção de tutores do curso de Especialização em Segurança Pública e Políticas sobre Drogas, oferecido na modalidade a distância. No total, são 30 vagas para atuar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), distribuídas em três grupos de disciplinas. A bolsa é de R$1.150.
Interessados devem se inscrever até as 16h de sexta-feira, 28, por meio de um formulário eletrônico.
As vagas são destinadas a candidatos com graduação em qualquer área e vínculo ativo em programas de pós-graduação stricto sensu da UFJF. São eles: Administração, Ciência da Computação, Artes, Cultura e Linguagens, Ciências Sociais, Ciências Farmacêuticas, Economia, Saúde Coletiva, Enfermagem, Educação, Comunicação, Mestrado Profissional de Sociologia, Mestrado Profissional em Saúde da Família, Saúde, Direito e Inovação, Geografia, História, Letras, Psicologia e Serviço Social.
Os tutores selecionados devem ter disponibilidade de 20h semanais e estar aptos a apoiar a coordenação do curso em atividades presenciais em Juiz de Fora, além de participar de reuniões e webconferências. Entre as responsabilidades dos tutores, destacam-se a regularidade no acesso ao AVA, resposta às solicitações dos alunos em até 24h e participação em atividades de capacitação promovidas pela Universidade.
O processo de seleção consiste na avaliação curricular. O resultado final da seleção será divulgado no site do Cead no dia 14 de março, até as 18h. Acesse o edital completo.
Confira as disciplinas ofertadas:
Curso de especialização
A seleção é voltada para o curso de especialização em Segurança Pública e Políticas sobre Drogas, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, realizada por meio da Secretaria Nacional de Política Pública (Senasp) e da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp). Totalmente gratuito, o curso irá capacitar 225 profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) em diversas regiões do Brasil. O início das atividades está previsto para 2025 e a UFJF foi selecionada como instituição coordenadora da especialização.

Marcelo Campos: intenção é capacitar profissionais da segurança pública para abordagem mais democrática e humana sobre as políticas de drogas (Foto: Carolina de Paula/UFJF)
O curso tem duração de 14 meses. A lista de temas abordados vai desde estratégias de prevenção ao uso de substâncias até a repressão ao tráfico e à produção ilegal de entorpecentes, sempre de forma alinhada aos princípios de direitos humanos e à Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006).
De acordo com o professor do departamento de Ciências Sociais da UFJF e coordenador do curso, Marcelo Campos, a proposta visa capacitar os profissionais da segurança pública para uma abordagem mais democrática e humana sobre as políticas de drogas.
“O curso conta com docentes das áreas de psicologia, psiquiatria, geografia, comunicação, direito, além de profissionais do Susp, como policiais e membros do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) de Minas Gerais”, explica Campos.
A iniciativa também se articula com outras especializações em segurança pública promovidas pela Senasp e pela Renaesp, abrangendo temas como proteção dos povos indígenas, direitos ambientais, enfrentamento ao crime organizado e proteção de pessoas vulneráveis.
Outras informações: especializacao.seguranca@ufjf.br.
Siga a UFJF nas redes sociais
Instagram: ufjf
X: ufjf
Youtube: TVUFJF
Facebook: ufjfoficial
Spotify: ufjfoficial