
Espetáculo rememora antigas tradições dos bailes de máscaras e traz a união de compositores clássicos com os ritmos da música popular brasileira (Foto: Marcus Castelli)
O Cine-Theatro Central recebe a Orquestra Sinfônica Pró-Música, nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, às 20h, para a realização do tradicional Concerto de Carnaval. Sob a direção do maestro Victor Cassemiro, o espetáculo traz a união de compositores clássicos com os ritmos da música popular brasileira. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir desta na recepção do Central.
O Concerto de Carnaval, antes denominado Concerto de Máscaras, tem o objetivo de rememorar as antigas tradições dos bailes de máscaras que aconteciam no Brasil. Em 2025, a Orquestra conta com a participação especial da bateria do bloco Só Love, dos integrantes projeto cultural Semente de Bamba e do corpo de baile da escola de dança Baliamo.
Para Cassemiro, trata-se de uma oportunidade especial para revisitar momentos que trouxeram ludicidade às festas de Momo. “E vai além, com um repertório capaz de surpreender, trazendo, por exemplo, o concerto para Dois Violinos de Bach, uma das obras primas do barroco. Traz também Gonna fly now (Rocky em Samba), Feira de Mangaio e um pot-pourri de sambas enredo, entre outras canções.”

Para maestro Victor Cassemiro, apresentação é uma oportunidade especial de revisitar momentos que trouxeram ludicidade às festas de Momo (Foto: Victor Bocafoli)
Realizado pela primeira vez em 2020, pouco antes da pandemia de Covid-19, o concerto tem a proposta de apresentar obras de grandes compositores clássicos brasileiros com uma nova roupagem, por meio de arranjos que incorporam ritmos de músicas contemporâneas brasileiras. Durante o espetáculo, a Orquestra promete executar composições clássicas transformadas em ritmos como samba, forró e axé, entre outros.
Criada em 1996 como um braço do Centro Cultural Pró-Música, atualmente sob administração da Pró-reitoria de Cultura, a Orquestra Sinfônica Pró-Música tem em sua composição atual 30 músicos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e reúne jovens estudantes de Música da cidade. Os instrumentos utilizados incluem violinos, violoncelos, flautas transversais, clarinetes, trompas, fagotes, trompetes, trombones, saxofones, pianos e percussão.
