Entre os dias 11 e 14 de fevereiro, o Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe o “I Colóquio de Cultura e Ideologia da UFJF”. O evento tem como objetivo promover reflexões críticas sobre os fenômenos culturais e artísticos, analisando os conflitos e intersecções entre a indústria cultural e o folclore, considerando as marcas da alienação e da violência. As inscrições são feitas por meio de formulário online.

A primeira edição do colóquio tem como tema  “Indústria Cultural e Folclore”. Ohara Sampaio, aluna do curso de Ciências Sociais e uma das organizadoras do evento, conta que o tema foi escolhido como uma maneira de refletir sobre interrupções históricas, as violências estruturais e as possibilidades de transformação social que ainda estão em jogo.

Ohara Sampaio, organizadora da UFJF, diz também que evento visa promover a integração entre professores e estudantes de diversos institutos da UFJF (Foto: arquivo pessoal)

“Desde 1964, montamos e remontamos um quebra-cabeça interrompido pelas classes dominantes. A ascensão da extrema-direita e a expansão da indústria cultural no Brasil estão ligadas a esse processo. O colóquio ‘Cultura e Ideologia’ busca refletir sobre as possibilidades de transformação social fechadas naquele período, mas que ainda tremulam no presente.”

Ohara relata que um dos maiores motivos para que os alunos criassem o colóquio foi o desejo de trazer um antigo professor de volta. “O ‘estopim’ da ideia veio da vontade de trazer o professor aposentado Gilberto Felisberto Vasconcellos de volta ao meio acadêmico, já que a produção dele teve uma influência enorme na nossa trajetória. Essa vontade se juntou ao exemplo do I Colóquio de Filosofia Política, que foi organizado por alguns estudantes do departamento de Filosofia de forma independente. Isso nos inspirou a fazer o mesmo, abrindo uma porta que a gente nem sabia que existia: a de organizar um colóquio.”

Além de promover reflexões críticas sobre os fenômenos culturais e artísticos, outro grande objetivo do evento é promover a integração entre professores e estudantes de diversos institutos da UFJF. Alguns palestrantes confirmados são Alexandre de Carvalho, Dmitri Fernandes, Eli Borges, Gilberto Vasconcellos, Leonardo Andrada, Lucas Álvares, Luiz Antônio Peixoto, Luiz Carlos Oliveira Jr. e Luiza Furtuoso.

O colóquio, organizado por estudantes dos cursos de Ciências Sociais e Filosofia da UFJF, é aberto a toda a comunidade acadêmica. Os interessados podem participar como ouvintes ou apresentadores. Para submissão de trabalhos, as propostas devem ser enviadas até 7 de fevereiro para o e-mail culturaeideologia@gmail.com. No campo ‘Assunto’, é necessário incluir ‘Comunicações’, seguido do nome e do curso do participante no corpo do e-mail.

A programação completa pode ser conferida na página do colóquio no Instagram.

Outras informações

I Colóquio Cultura e Ideologia – Indústria Cultural e Folclore (Instagram)

culturaeideologia@gmail.com