Apresentações são gravadas e divulgam novos artistas da UFJF para o público (Foto: Reprodução de vídeo/UFJF)

Artistas e bandas de estudantes, professores ou técnico-administrativos da UFJF podem se inscrever para se apresentarem no espaço da Ágora, nos jardins da Reitoria. A chamada faz parte do projeto de Iniciação Artística “Agora na Ágora” e está com inscrições abertas até 20 de janeiro por meio de formulário on-line (é preciso acessá-lo via e-mail com domínio ufjf.br). Serão selecionadas até oito propostas de apresentações.

Segundo o professor da Faculdade de Comunicação, Cristiano Rodrigues, coordenador do projeto, a intenção foi atender a duas demandas: promover encontros e a divulgação de artistas. “Por ser um espaço central e privilegiado, a Reitoria proporciona muitos encontros, então, unir isso com a possibilidade de conhecer os artistas da nossa instituição foi a combinação perfeita.” Todas as apresentações serão divulgadas pelas redes sociais, convidando o público a participar, gravadas em vídeo e depois postadas no Youtube e no Instagram

Poderão se cadastrar bandas ou artistas solo de todos os gêneros musicais com, pelo menos, um professor e/ou técnico-administrativo e/ou aluno devidamente matriculado na Universidade, seja da graduação ou da pós-graduação. Podem se inscrever grupos de até quatro integrantes. 

O primeiro grupo a participar no “Agora na Ágora” foi a banda Varanda. “Foi uma experiência incrível! Conseguimos levar nosso som um pouco mais além dos espaços onde costumamos nos apresentar, para um espaço e um público novo. Também acho importante essa ocupação dos espaços artísticos da Universidade”, disse o integrante Augusto Vargas. Ele sonha um dia ocupar também outros palcos como a concha acústica.

De acordo com o edital, as apresentações serão realizadas mensalmente até setembro. O projeto oferece a estrutura básica de palco e de montagem como equipamento de som, amplificadores, microfones e câmeras. Já em relação aos instrumentos, a responsabilidade é dos músicos. Não há pagamento de cachê, mas os estudantes vinculados à UFJF recebem certificado de participação em atividade de extensão de duas horas.

Outras informações: Edital / (32) 2102-3968 (Diretoria de Imagem Institucional)