Estão abertas as inscrições para as ‘Oficinas de Verão 2025’ do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). As atividades são gratuitas e acontecem entre os dias 20 e 24 deste mês de janeiro. Para se candidatar às vagas, basta preencher o formulário eletrônico até o dia 15 próximo.
Serão nove oficinas sobre diversos temas: musicoterapia; arte, corpo e expressão; arte e tecnologia indígena; colagens; conservação de acervos documentais arquivísticos; jogo de xadrez; notação musical, iniciação teatral e cartazes para cinema e audiovisual.
Quatro dessas oficinas serão ministradas no formato remoto, diretamente do campus sede da UFJF, graças a uma articulação com a Pró-Reitoria de Cultura (Procult). As demais acontecem nas unidades dos bairros Centro (avenida Dr. Raimundo Monteiro Rezende, 330) e São Pedro (avenida Rio Doce, 630) do campus GV.
Além de estudantes, professores e servidores, também é permitida a participação da comunidade externa, exigindo-se apenas que a pessoa seja maior de 16 anos. As oficinas são promovidas pelo setor de Comunicação, Cultura e Eventos e contam com a coordenação da produtora cultural do campus, Flávia Carvalho.
Segundo a servidora, o principal objetivo do projeto, que nasceu em 2024, é “ofertar para as comunidades acadêmica e externa atividades de diferentes áreas, que dialogam com o trabalho desenvolvido pela universidade e que consigam contribuir para a integração entre a instituição e a sociedade neste período que, para muitos, é época de férias. Dessa forma, segundo Carvalho, a UFJF-GV “contribui com o calendário de ações da cidade, ofertando atividades gratuitas e formativas”.
As atividades conferem certificado aos participantes.
Para se inscrever nas oficinas, clique aqui.
Mais informações podem ser obtidas por e-mail (comunicacao.gv@ufjf.br)
Cronograma das oficinas:
Musicoterapia
20/1, às 18h, na Unidade São Pedro (presencial)
Arte, Corpo e expressão – oficina de linguagens artísticas
20/1, às 18h, na Unidade São Pedro (presencial)
Arte, Corpo e expressão – oficina de linguagens artísticas
21/1, às 18h, na Unidade São Pedro (presencial)
Arte e Tecnologia Indígena
21/1, às 14h (remoto)
Colagens: experimentos do imaginário
21/1, às 19h (remoto)
Introdução à conservação de acervos documentais arquivísticos
22/01, às 19h (remoto)
O Jogo de Xadrez como aprendizado para a vida
23/1, às 12h, na Unidade Centro (presencial)
Introdução à Notação Musical
23/1, às 18h, na Unidade São Pedro (presencial)
Iniciação Teatral
23/1, às 18h, na Unidade São Pedro (presencial)
Cartazes para Cinema e Audiovisual
24/1, às 14h (remoto)