Escola Colombiana de Engenharia Julio Garavito, situada na capital Bogotá, é a instituição que mais oferece vagas no edital de intercâmbio, com 5 oportunidades (Foto: Divulgação)

O prazo para se inscrever no Programa Especial de Intercâmbio da Universidade Federal de Juiz de Fora (PEI/UFJF) encerra-se nesta terça-feira, 7. Ao todo, estão disponíveis 81 vagas para 25 universidades de 11 países, como Argentina, Coreia do Sul e Espanha (veja o quadro de vagas abaixo). As inscrições on-line devem ser realizadas por meio de formulário, informado no edital, disponível em ufjf.br/internationaloffice.

Podem concorrer estudantes de graduação matriculados na UFJF, dos dois campi, Juiz de Fora e Governador Valadares. Outras condições para o processo estão descritas no edital publicado no site da Diretoria de Relações Internacionais (DRI)

As vagas do Programa Especial são as que não foram preenchidas na chamada do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (Piigrad)Até mesmo quem já concorreu às vagas do Piigrad pode se candidatar às oportunidades do PEI. Nesse caso, o candidato passa a concorrer apenas no edital especial.   

Área de estudos da Universidade Sorbonne Paris Nord 13 (Foto:  Diuvulgação)

Benefícios
Ao participar do intercâmbio internacional, o estudante da UFJF não paga mensalidade na universidade parceira. Podem ser cobradas eventuais taxas administrativas. Não haverá oferta de bolsas pelo PEI. 

O aluno da UFJF pode ficar até dois semestres no exterior, a partir do segundo semestre de 2025, conforme o calendário da universidade desejada.

O estudante também pode escolher as disciplinas que desejar cursar, disponibilizadas pela instituição parceira. Recomenda-se a orientação de coordenador de curso ou outro professor na formatação do plano de estudos.

(Arte: Diretoria de Imagem Institucional)

Duas etapas
A seleção é realizada em duas fases. Na primeira, é aplicada uma fórmula matemática sobre o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e considerada a proficiência em língua estrangeira. 

Na segunda etapa, as instituições estrangeiras avaliam a documentação enviada pelos estudantes e decidem sobre o aceite. Ou seja, após a primeira etapa, a Diretoria de Relações Internacionais informa a universidade conveniada quais alunos foram aprovados localmente. Em seguida, o próprio intercambista inicia o processo de candidatura, com o envio de documentos requisitados pela instituição estrangeira para avaliação, até, por fim, obter a carta de aceite.

O resultado provisório será divulgado no dia 13 de janeiro, a partir das 18h. O final, após recursos, será publicado no dia 17 de janeiro. Todos no site da DRI.

Outras informações
Diretoria de Relações Internacionais
intercambio.dri@ufjf.br

Siga a UFJF nas redes sociais
Instagram: ufjf
X: ufjf
Youtube: TVUFJF
Facebook: ufjfoficial
Spotify: ufjfoficial