A edição de 2025 do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) marca um ano histórico: além de alcançar um recorde de inscrições, a instituição registrou o maior número de solicitações de atendimento especial. Ao todo, 738 estudantes tiveram seus pedidos aprovados para receber apoio do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI), responsável por oferecer suporte a pessoas com deficiência ou outras necessidades específicas.
A UFJF assegura suporte especializado não apenas para pessoas com deficiência, mas também para sabatistas, lactantes, pessoas com diabetes, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros casos que necessitem de cuidados específicos.
Os atendimentos acontecem nos campus de Juiz de Fora e Governador Valadares. Em Juiz de Fora, as provas são realizadas nas faculdades de Odontologia, Economia, Enfermagem, Educação e Farmácia, todas localizadas dentro do campus da UFJF. Para atender à alta demanda, mais de 1.400 profissionais foram capacitados para oferecer um atendimento inclusivo.
“O trabalho do NAI e da Diretoria de Ações Afirmativas é de extrema importância para que os candidatos tenham a acessibilidade necessária aqui no momento do Pism e que já saibam o tipo de acessibilidade que eles vão ter na UFJF. Porque nós trabalhamos, ao longo de todo o ano, para que todos os ingressantes tenham toda a acessibilidade nas diversas unidades, para que tenham uma boa permanência na universidade, para que possam acessar seus cursos de forma tranquila e que possam chegar à formatura com todos os recursos necessários “, avalia a coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão, Aline Takahira.
Preparo para as provas e avaliação positiva
Um dos casos que ilustra a atuação do NAI é o de Sarah da Cunha, candidata do módulo II. Tetraplégica, Sarah necessita do suporte de um transcritor para realizar as provas. Para isso, ela é conduzida a uma sala reservada, onde uma pessoa lê as questões e redige suas respostas. Além deste suporte durante a prova, a UFJF também estuda os espaços para melhor atender suas necessidades, como acesso de rampa, mobiliário, entre outros.
A candidata veio de Oliveira Fortes acompanhada de sua mãe, Elenice Aparecida da Cunha, e tem como objetivo cursar Psicologia ou Direito. “É a minha segunda vez aqui. Eu procurei revisar todo o conteúdo, fiz o checklist, mas ainda assim estou ansiosa. Aqui é um lugar de referência, e é o meu sonho estar aqui”, compartilha Sarah.
Elenice, que acompanha de perto a trajetória da filha, destacou o empenho de Sarah nos estudos e elogiou o acolhimento oferecido pelo NAI durante o processo seletivo. “Excelente. Acho que atendeu à demanda dela. Não encontramos nenhuma dificuldade. Até agora, em todos os pontos que tivemos, conseguimos atender aquilo que precisávamos. Então, não vi nenhum ponto negativo. Para mim, está muito bom, está perfeito”, afirmou.
Outro exemplo de atendimento do NAI é o de Yasmin Faria, aluna do Curso Técnico em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste), campus Rio Pomba. Yasmin participa pela primeira vez do programa e possui baixa visão, necessitando do apoio de um ledor durante as provas.
“Achei muito bom os direitos e a inclusão que a universidade faz, alguns recursos melhores até que de provas nacionais, igual o Enem. A UFJF sempre foi um sonho estudantil. Mas a Química, eu não conhecia muito. No decorrer do curso técnico, eu fui pegando um amor pela área, fui gostando das aulas práticas, do laboratório, de tudo envolvendo a química. Então hoje eu posso dizer que é minha paixão e que eu planejo continuar seguindo com ela quando eu, se Deus quiser, poder entrar aqui”, afirma Yasmin.
A estudante estava acompanhada da servidora da Coordenação Geral de Assistência Estudantil do IF Rio Pomba, Maiara Costa. A servidora elogia o processo e o apoio dado pelo núcleo. “A rede federal, no geral, está se preparando muito bem para atender a essas pessoas que têm uma necessidade especial. A inclusão está bem feita.”
Outras informações: (32) 2102-3944 – Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI)